IV Encontro de Musicologia Histórica discute o estudo documental

Publicada em 23/11/2021

Pela primeira vez na modalidade virtual, começa amanhã, 24, e vai até sábado, 27, o IV Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. O evento científico neste ano traz como tema central “Arquivos, técnicas e ferramentas do estudo documental”. A coordenação geral é do professor do Departamento de Música (Dmusi), Modesto Flávio Fonseca.

O encontro tem por objetivo permitir a reflexão a respeito de metodologias, técnicas e ferramentas que possam auxiliar a análise de documentos musicais e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre o passado musical na área da musicologia.

Musicologia é o estudo científico ou mesmo a ciência da música. Considera-se musicologia a atividade do musicólogo enquanto ofício do pesquisador em música, diferenciando-se das outras duas grandes áreas da música: a invenção (ou composição) e a interpretação (performance).

Para o professor Modesto, essa quarta edição consolida o evento, que foi realizado nas três últimas edições com um resultado bem satisfatório. “Essa edição começa a evidenciar a maturidade e a importância do encontro nos meios acadêmicos e da pesquisa musical”, avalia. Para ele, a realização on-line contribuiu para aumentar a amplitude do evento, ao possibilitar a participação de pesquisadores de diversos estados do país. Modesto Fonseca destaca que o encontro continua, com a temática deste ano,” a refletir sobre documentos musicais e seus acervos históricos”, como os existentes nas corporações musicais da região do Campo das Vertentes.
 

O evento será transmitido através deste link no youtube. 

A programação inclui palestras, comunicações de trabalhos, mesa-redonda e roda de conversa. A palestra de abertura, nesta quarta-feira, às 9h, está a cargo do professor da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), Carlos Alberto Figueiredo, que falará sobre “os dilemas de um editor na área de musicologia''.

Mais informações e a programação completa do evento, confira em https://ufsj.edu.br/emhcv/index.php