O valor da carreira musical

Publicada em 22/11/2021 - Fonte: ASCOM

No dia 22 de novembro comemora-se o Dia do Músico.A data foi escolhida para celebrar e homenagear o impacto da música na nossa comunidade com base na celebração católica do Dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos. Com isso em mente, é essencial recordar a importância desses artistas, responsáveis por emocionar e entreter o público através da produção e interpretação de melodias e harmonias.

A UFSJ oferece a graduação em Música desde 2006, procurando formar profissionais capazes de atuar em diferentes contextos profissionais relacionados à música. Segundo a coordenadora do curso, a professora Liliana Pereira Botelho, a formação oferece ao aluno oportunidades de vivências diversas como intérprete, educador, regente, arranjador, pesquisador, entre outros, que poderão ser adaptadas de acordo com as demandas de sua trajetória.

Em 2021, após quase dois anos de pandemia, mostra-se ainda mais latente o paradoxo da desvalorização do profissional de música em contrapartida com a necessidade dessa arte no cotidiano. “Muitos alunos de música em formação perderam postos de trabalho durante esse período. No entanto, a pandemia também nos trouxe uma perspectiva quanto ao papel das artes e o impacto que tiveram no enfrentamento desse cenário”, traz Liliana.

É desse modo que o dia precisa ser celebrado: considerando a importância do músico para além das palmas e refletores, refletindo sobre a falta de valorização dessa área no campo profissional e sobre o futuro da música como carreira. A presença do curso de Música em uma cidade como São João del-Rei, que tem uma grande tradição musical, eleva ainda mais o apreço pelo curso e seus estudantes na região.

Parabéns a todos os músicos!

Para conhecer melhor o curso, acesse o link.