IV Encontro com Paulo Freire: para se pensar a educação brasileira

Publicada em 18/10/2021

Em 19 de setembro deste ano, o Brasil e o mundo comemoraram o centenário do educador, filósofo e pedagogo Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, responsável por revolucionar, com método e afeto inovadores, os modos de ensinar. Freire acreditava que a educação deve ser libertadora, pautada no diálogo entre professor e aluno, valorizando o desenvolvimento do pensamento crítico.

Pensando nisso, a Cátedra da UFSJ vem, desde maio de 2021, promovendo debates virtuais que procuram discutir aspectos e impactos da teoria freireana. O quarto encontro está marcado para esta segunda, 18, às 17h, com o professor Orlando José de Almeida Filho, do Departamento de Ciências Sociais (Decis), que vai falar sobre a trajetória de Freire no século XX e sua contribuição para se pensar a Educação brasileira. Assim como nos encontros anteriores, o IV Encontro com Paulo Freire será transmitido pelo canal da TV UFSJ no YouTube, onde está gravada toda a série dos encontros.

Ao longo da transmissão, as questões enviadas por professores e estudantes do Pibid e da Residência Pedagógica, e também por membros da comunidade interna e externa da UFSJ, serão levadas a debate.

Na segunda seguinte, 25, às 17h, a já tradicional roda de conversa pós-encontro terá lugar na plataforma Google Meet.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom