Seminário de Jornalismo discute comunicação política na atualidade

Publicada em 07/10/2021

O Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social (CaCoS) da UFSJ promove, entre os dias 13 e 15 de outubro, evento que irá debater assuntos relacionados à comunicação política na atualidade. O 2º Seminário Jornalismo, Comunicação e Cultura Contemporânea no tempo de múltiplas telas – Política em Foco será realizado inteiramente em formato virtual.

Segundo a estudante de Jornalismo e coordenadora do Centro Acadêmico, Lara Aquino, a crise política que acompanha e amplia os efeitos da pandemia da covid-19 no Brasil, bem como a proximidade com as eleições gerais de 2022, destaca a importância de refletir sobre o tema. “Passamos por tempos conturbados e em muitos casos sentimos a falta de uma base sólida para discutir e debater pautas que não estudamos a fundo na faculdade, para formar nossa visão do que tem acontecido no cotidiano. A ideia do Seminário é, então, contribuir para a formação crítica dos futuros jornalistas”, afirma.

A coordenadora reforça que o evento é destinado, principalmente, ao curso de Jornalismo, estando, porém, aberto a colegas das outras graduações oferecidas pela UFSJ.

Programação
A programação se divide em três momentos, sempre no período noturno, a partir das 19h. No primeiro dia, o convidado é o egresso do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ, Marcelo Alves. Mestre e doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor do livro #vaipracuba – a gênese das redes de direita no Facebook, Marcelo vai palestrar sobre Trajetória, presente e futuro dos estudos sobre a comunicação digital da extrema-direita no Brasil.

No dia 14, o professor da UFF, Afonso de Albuquerque, debate As fake news e o Ministério da Verdade Corporativa. Docente titular do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, Afonso é também pesquisador vinculado ao CNPq, dedicando-se à regulamentação das fake news e o controle corporativo sobre a verdade, e ao combate à desinformação, a partir de uma perspectiva da Economia Política.

No último dia, Policial bom é policial eleito: a ascendência das forças de segurança sobre a política brasileira é a palestra da professora do curso de Especialização de Sociologia Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fábia Berlatto. Cientista social formada pela UFPR, onde também concluiu mestrado e doutorado, é pós-doutoranda na Escola de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Inscreva-se, gratuitamente, e se informe, nas mídias sociais do CaCoS:
Facebook: https://www.facebook.com/cacosufsj
Instagram: https://www.instagram.com/cacosufsj