Inglês na UFSJ: live marca início do Programa VELF

Publicada em 01/10/2021

A UFSJ realizou nesta quinta-feira, 30, live para marcar o início das atividades do Programa Virtual English Language Fellow (VELF). A cerimônia virtual contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas e de representantes de entidades parceiras na implantação do Programa, que busca fortalecer o processo de internacionalização das universidades brasileiras.

O VELF é um projeto do Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada norte-americana, realizado em parceria com os consulados dos Estados Unidos no Brasil. Neste ano, até novembro, na UFSJ, serão oferecidos quatro cursos gratuitos e on-line, via Google Meet, para estudantes, professores e técnicos administrativos.

A UFSJ é uma das 12 instituições federais de ensino superior selecionadas para participar do VELF. Esse privilégio foi destacado nas palavras da vice-reitora da UFSJ, Rosy Ribeiro, que abriu a live. Após apresentar dados sobre a comunidade acadêmica e atuação da UFSJ, a dirigente enalteceu a importância do processo de internacionalização para a instituição. “Além de ser um dos objetivos do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, a internacionalização vem fortalecer a expansão, a troca de experiências e o aumento da qualidade dos cursos de graduação e programas de pós-graduação e extensão. Nosso apoio tem sido irrestrito”, revelou.

Já a cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Katherine Ordoñez, em sua fala, parabenizou a UFSJ por ser uma das parceiras de um programa tão importante e disse de seu desejo de conhecer presencialmente a Universidade. A diplomata norte-americana reforçou a parceria da Fundação Fullbright para o desenvolvimento do VELF. O diretor executivo dessa entidade no Brasil, Luiz Loureiro, também presente à live, explicou que, num cenário de pandemia, que inviabilizou tantos projetos e ações, o Programa VELF é uma exceção e sai fortalecido como uma “coisa que veio para ficar” no cenário da educação virtual pós-pandemia.

Nova era
Em seu breve discurso, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, após apresentar dados das potencialidades da UFSJ e de seus pesquisadores – os quais vêm alcançando destaque internacional paulatino –, mostrou que a instituição ainda apresenta fragilidades em parâmetros de internacionalização, mobilidade e intercâmbio virtual. Por isso, espera que o VELF seja um marco e uma “nova era para o crescente processo de internacionalização da UFSJ.”

“Para os estudantes da UFSJ, ter o domínio da língua inglesa permite acessar o mundo.” Foi o que declarou em sua fala o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Vicente Leão. Para ele, nesse momento histórico de intolerâncias, a comunidade da UFSJ precisa estar capacitada para construir um “futuro melhor, com menos distância entre os países.” O professor usou uma frase do grande escritor mineiro, João Guimarães Rosa, para definir a importância do VELF para a UFSJ: “É junto dos bons que a gente fica melhor.”

Grande procura
Gratidão foi o tom da fala da assessora de Assuntos Internacionais da UFSJ, Liliane Assis Sade Resende. Ela salientou o apoio da Reitoria da UFSJ, das pró-reitorias e de unidades técnicas, como Ascom e Setec. A assessora apontou a grande procura pelos cursos do VELF como uma resposta muito positiva ao processo de internacionalização da UFSJ. Segundo ela, o Programa, como foi concebido, abrange todas as cinco dimensões da internacionalização universitária.

Sendo o inglês a língua da comunidade científica internacional, Liliane entende que o VELF é uma oportunidade de “preparar linguisticamente a comunidade acadêmica para o processo de internacionalização.” Entre muitos agradecimentos, ela fez menções especiais à presidente da Comissão de Línguas da UFSJ, Carolina Vianini Amaral, que elaborou a proposta de trabalho e é coordenadora institucional do VELF na UFSJ, e à professora norte-americana Caitie Antaya, que ministrará os cursos previstos.

Os benefícios do envolvimento de estudantes de Letras da UFSJ no desenvolvimento do VELF foram evidenciados na fala da professora Carolina Vianini, que acentuou ainda o fato de essa iniciativa dar início à materialização de objetivos da política linguística da UFSJ, “ao oferecer oportunidades de ampliação da proficiência, de letramentos acadêmicos e de conhecimentos interculturais que viabilizam a relação da UFSJ com a comunidade internacional.” Carolina agradeceu o apoio de colegas docentes do Departamento de Letras e diversos atores que contribuíram para a implementação do VELF em todos os campi da UFSJ.

Por problemas com a conexão Nova York-São João del-Rei, a “nossa VELF” – como carinhosamente a chamou a professora Liliane Sade –, Caitie Antaya, não pode deixar sua mensagem. Agradecendo aos presentes e à audiência, a vice-reitora Rosy Ribeiro encerrou a cerimônia virtual, que foi transmitida pelo canal da TV UFSJ no YouTube e apresentada pela relações públicas da Ascom, Darlyane Caldas.