Projeto destinado à comunidade surda discute interações

Publicada em 01/10/2021

Diálogos em extensão: possibilitando a interação entre os sujeitos da comunidade surda, coordenado pela professora Telma Rosa de Andrade (Delac), realizou, na última quinta de setembro, dia 30, a mesa-redonda Nada sobre nós, sem nós surdos. O evento foi uma das atividades relacionadas ao mês de Visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, também conhecido Setembro Azul.

A conversa, que contou com a participação de profissionais de todo o país, pode ser assistida no canal Diálogos com Comunidade Surda, via YouTube. A transmissão, mediada por Karla Almeida, foi toda na Língua Brasileira de Sinais (Libras), sendo traduzida para o português pelos intérpretes da UFSJ. Estão na tela as palestrantes Rosani Kristine (IFNMG), Vanessa Lima Vidal (UFSC) e Fernanda Grazielle (UFSC).

Setembro Azul
O mês de Visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul, é marcado por diversos episódios relacionados à conscientização sobre acessibilidade e à comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

Na agenda do mês, se destacam:
06/09 e 11/09: menção ao Congresso de Milão, de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos
23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais;
26/09: Dia Nacional do Surdo - data de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil
30/09: celebra o Dia do Tradutor Intérprete

A razão do azul se justifica pelo fato de a cor identificar, na Segunda Guerra Mundial, pessoas com deficiência, que lutavam com fitas azuis amarradas em seus uniformes. Apesar dessa simbologia de raíz difícil, a cor representa, hoje, o orgulho de ser surdo, de fazer parte de uma história, de uma comunidade e uma língua.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom