Aluno de Telecomunicações faz iniciação científica no Inpe

Publicada em 29/09/2021 - Fonte: ASCOM

Há um mês, o estudante do 5° período de Engenharia de Telecomunicações, João Pedro Polito Braga, está participando de projeto de iniciação científica desenvolvido no renomado Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A oportunidade surgiu por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto (Pibic-Inpe), que faz seleções anuais. Aberto o edital, o estudante procurou um orientador, o encontrou e partiu para redigir uma proposta de pesquisa. A seleção nacional foi realizada a partir da análise do projeto de pesquisa e dos currículos de ambos.

Pelo Inpe, João Pedro desenvolverá o projeto Estação terrena de comunicação solo-bordo para balões estratosféricos e pequenos satélites. “Eu irei trabalhar no desenvolvimento de uma antena de recepção e envio de dados, que seguirá de forma automática o balão ou o satélite a ser testado pela equipe”, explica. Para desenvolver seu trabalho, contará com um orientador do Inpe, o pesquisador Antonio Cassiano Julio Filho, da Divisão de Pequenos Satélites, e de um co-orientador na UFSJ, o professor Marconi de Arruda Pereira, uma vez que parte da pesquisa será feita no Campus Alto Paraopeba.

Gratificante
“Está sendo uma experiência muito gratificante, principalmente por poder participar de um trabalho numa instituição como o Inpe, em uma área de que eu gosto muito, da recepção de sinais de pequenos satélites. Estou podendo aplicar alguns conhecimentos bem interessantes sobre a questão de envio e recepção de sinais”, avalia João Pedro.

Ele acredita que, para a UFSJ, é uma oportunidade bastante interessante, uma forma de estreitar laços com uma instituição de pesquisa de ponta. E para o Campus Alto Paraopeba igualmente, pois vem se destacando na área de pesquisas espaciais, tanto na recepção de dados de satélites, com o Grupo de Extensão PY4CAP, quanto no desenvolvimento de pequenos satélites, com a equipe NoizOrbita, que atua na área de Gestão e Engenharia de Sistemas.