Empreendendo desde a formação

Publicada em 26/07/2021

Você sabe o que é MEJ? O Movimento Empresa Júnior, significado dessa sigla, tem a ambição de preparar universitários para empreender através da vivência empresarial durante a graduação. O MEJ foca no aperfeiçoamento de habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe.

Esse movimento é composto por empresas juniores (EJs) geridas por graduandos que realizam projetos em suas áreas de formação, atendendo a demandas do mercado. Caracterizam-se pela prestação de serviços com custos diferenciados e de alta qualidade, tendo por finalidade proporcionar vivências práticas organizacionais aos empresários juniores. Para troca de experiências, organização de cursos, eventos e outras atividades, as EJs se reúnem em organizações representativas, explica o site Brasil Júnior.

Representação
A UFSJ tem um importante histórico nessa área, com 20 empresas em atividade, formadas por estudantes de diferentes cursos. Até 2019, a representação desse movimento se dava nas próprias instituições de Ensino Superior. No caso da UFSJ, a Central de Empresas Juniores (Cenje), fundada em 30 de outubro de 2006, cumpria esse papel, com diretorias formadas, apenas, por estudantes da Federal de São João del-Rei.

No início de 2020, porém, houve a transformação desse modelo de representatividade para um modelo regional, com a criação de núcleos da rede mineira: todas as unidades institucionais que representavam o Movimento Empresa Júnior na região das Vertentes se fundiram numa única instância, o Núcleo Vertentes. Sem fins lucrativos, o Núcleo é uma organização representativa do MEJ, que reúne alunos da UFSJ e das demais empresas juniores regionais, englobando as cidades de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Formiga, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto e São João del-Rei.

A gestão do Núcleo Vertentes é realizada por Diretoria Executiva eleita anualmente, com a atual equipe assumido no começo deste ano. O Vertentes é um dos sete núcleos mineiros associados à Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg), que por sua vez é ligada à Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), órgão nacional do MEJ que trabalha para fomentar e dar suporte às filiadas. Em todo o Brasil, esse segmento fatura mais de 23 milhões de reais, envolvendo 22 mil empresários juniores em mais de 900 empresas de 110 instituições de ensino. Só em Minas Gerais, são 250 empresas juniores, seis mil empresários juniores, 43 cidades, 38 instituições de Ensino Superior, mais 22 na categoria Júnior.

O Núcleo
Paôla Bárbara, coordenadora de Relacionamento Institucional do Núcleo Vertentes, informa que estão prontos a dar apoio tanto para as novas em empresas juniores, quanto para aquelas já estabelecidas, oferecendo materiais de qualificação e compartilhamento de experiências.

Como projetos de extensão que são, as empresas juniores se vinculam a faculdades, centros educacionais e universidades, o que possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio da vivência empresarial, explica Paôla. “O MEJ tem o objetivo educacional de formar pessoas que serão referência no mercado, capazes de impactar e mudar a realidade do país, diminuindo lacunas sociais, criando mercados mais competitivos e prestando serviços de mais qualidade”, completa.

Para participar
Se você se interessar pelo Movimento Empresa Júnior, procure saber se seu curso já tem uma empresa júnior constituída ou, quem sabe?, crie uma com seus colegas. Para conferir as empresas que compõem o Núcleo Vertentes, visite sua página: https://nucleovertentes.com/empresas-juniores/.