Health Business Summit: concurso inscreve até dia 30

Publicada em 24/07/2021

Com o propósito de potencializar talentos e conectar discência e docência às habilidades que predispõem o empreender, o Health Business Summit (HBS) promove o concurso cultural Tirando do papel ideias que salvam vidas.

Maior evento em empreendedorismo na área de saúde da América Latina, o torneio vai oferecer curso de capacitação com mais de 50 aulas exclusivas, que terão como tema as dores, formas de validação e inovações no mercado de saúde. O HBS se destina àqueles que queiram tirar suas ideias do papel, atentos à missão de potencializar talentos, conectar pessoas e fomentar negócios disruptivos.

Após o curso, os participantes competem, localmente, em uma das 15 sedes do programa, distribuídas em mais de 45 instituições vinculadas por todo o país. Os que chegarem à final,
se encontram em Belo Horizonte, onde vão disputar o prêmio de R$ 100 mil, além da oportunidade de adquirir investimentos angariados por meio de fundos privados.

As inscrições, gratuitas, serão recebidas até o dia 30, neste link, que também direciona ao edital. O evento HBS OnCampus UFSJ é aberto a professores, servidores e alunos de todos os campi, do Cefet e da UEMG.

Esse concurso cultural do HBs é regido pelos parâmetros definidos pela Lei nº 5.768, de 1971, regulamentada pelo Decreto Lei 70.951/1972. Dessa forma, não haverá subordinação a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculação destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço

Equipe local
Fazem parte da equipe de organizadores do HBS UFSJ: Paulo Granjeiro, coordenador do Netec; Luísa Machado dos Santos Rocha, da Medicina, e coordenadora local do HBS OnCampus; Clara Ireno Desidério, do curso de Engenharia de Produção; Tiago Joaquim de Ávila Neto, da Administração; e Maria Eduarda de Sousa Silva, da Bioquímica.

Ser um dos 15 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Brasil a receber o Health Business Summit se constitui, na avaliação do professor Paulo Granjeiro, motivo de orgulho para a UFSJ, pois "demonstra nosso potencial para o empreendedorismo e inovação. Investir tempo e energia nessa cultura trará bons frutos, como soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas, por meio do desenvolvimento econômico e social."

Para Luísa Machado, a união das três instituições parceiras será palco para que jovens empreendedores encontrem saídas para o mercado da saúde. "Nossa missão é tirar do papel ideias que salvam vidas, conectando pessoas, a fim de potencializar talentos, com o apoio de nomes de referência em inovação, gestão e empreendedorismo. Essa aproximação promete trazer excelentes frutos em soluções de saúde para nossa região", avalia.

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram da HBS. A Indetec orienta dúvidas da comunidade acadêmica por e-mail: indetec@ufsj.edu.br.

HBS OnCampus
A pandemia da covid-19 demonstrou a já existente necessidade de se desenvolver projetos empreendedores como instrumento de solução para os desafios enfrentados pela área das ciências da vida. A recente crise sanitária expôs a necessidade de se incentivar a formação de novas empresas e a produção de novas tecnologias em saúde.

A comunidade acadêmica brasileira não se furtou a esse desafio. O concurso cultural Tirando do papel ideias que salvam vidas vem propor medidas com potencial para transformar boas ideias em boas práticas de gestão empresarial. Esse certame é uma das ações da Health Business Summit (HBS), divididas em três frentes: o HBS OnCampus, o HBS Brasil e o HBS Diretores. O primeiro, ao qual a UFSJ está ligada, é a principal porta de entrada para a competição, organizados por comunidades acadêmicas locais independentes, vinculadas às instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação.

O Health Business Summit é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, regida por voluntários, que tem como objetivo democratizar o acesso às habilidades que predispõem ao empreendedorismo em saúde. Para concretizar seu propósito, se pauta em duas frentes: ensino e fomento, voltadas para a criação de novas empresas que solucionem desafios reais da saúde brasileira.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom