SOLIDARIEDADE SOLIDARIEDADE SOLIDARIEDADE SOLIDARIEDADE

Publicada em 19/06/2021 - Fonte: ASCOM

Hoje, 19 de junho, com a atualização dos dados das Secretarias de Saúde, ultrapassamos a barreira de 500 mil vidas perdidas para a covid-19 no Brasil. Esta é uma daquelas notícias que a gente não gostaria jamais de dar. Mas é preciso falar sobre meio milhão de perdas. Em respeito às famílias que perderam pessoas queridas, em respeito às famílias que lutam para não perdê-los.

Sentimos muito as perdas! E sentimos apreensão pelos dias que vêm pela frente. Queremos dizer que estamos por perto, buscando fazer o melhor possível para reduzir essa dor.

Quando, no primeiro ano da pandemia, a realização e a divulgação dos resultados de testes RT-PCR se tornaram um gargalo em Minas Gerais e no país, a UFSJ se apresentou e, em seus laboratórios, passou a analisar esses testes.

Quando, surpreendentemente, informações falsas sobre vacinas começaram a ganhar força, acusando-as de serem inseguras e justificando até mesmo o adiamento das negociações para compra, reunimos alguns dos profissionais mais capacitados da UFSJ e o pesquisador Luiz Carlos de Sá-Rocha (USP) para reafirmar à sociedade que as vacinas passam por testes rigorosos que garantem sua segurança e eficácia. Que as vacinas já erradicaram outras doenças e são fundamentais para controlar a pandemia de covid-19.

Quando Manaus viveu a chamada segunda onda, convidamos Ester Sabino, uma das cientistas que lideraram o sequenciamento genômico do novo coronavírus em tempo recorde, para conversar sobre as novas variantes. E dessa conversa saiu o alerta que tanto repercutimos: naquele momento, ainda no início do ano, era preciso tomar medidas para segurar ao máximo a expansão da variante P1, do contrário ela faria pelo país estragos como havia feito em Manaus.

Sabemos que milhares de vidas poderiam ser salvas se os gestores e a sociedade se unissem em torno das vacinas, das máscaras, do distanciamento, do apoio aos trabalhadores e de outras medidas tão repetidas por nossos pesquisadores e tão prejudicadas por fake news e comportamentos que desprezaram as orientações científicas.

Quando pensamos nisso, outros sentimentos afloram: de revolta e de choque.

Mas quando pensamos que cada trabalho nosso ajuda a salvar outras milhares de vidas, nós reunimos força para seguir adiante. Analisando testes, produzindo e distribuindo máscaras e álcool gel, acompanhando diariamente a evolução da pandemia em nossos municípios, conduzindo campanhas de doações para quem perdeu renda, lutando para que o país leve a sério as vacinas, as máscaras, o distanciamento