Cátedra Paulo Freire promove encontro sobre vida e obra do "educador do povo"

Publicada em 18/06/2021

Como atividade das comemorações do centenário de Paulo Freire, a Cátedra dedicada ao estudo e difusão das teorias pedagógicas do “educador do povo” realiza, nesta segunda, 21, às 17h, com transmissão pelo canal da TV UFSJ, o I Encontro com Paulo Freire: memórias, histórias e andarilhagens.

De acordo com a interlocutora desse debate, professora Bruna Sola da Silva Ramos (Deced), estará em pauta a indissociabilidade entre o homem, sua vida e sua obra. A partir de estudos aprofundados sobre a bio-bibliografia do autor, “viajaremos ao encontro de suas memórias mais particulares, das histórias que nos aproximam de sua humanidade e das andarilhagens que o tornaram um cidadão do mundo.”

A partir da temática proposta e da leitura indicada por Bruna, os grupos de professores e estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Residência Pedagógica e demais interessados poderão levantar questões relacionadas “à obra de uma vida inteira feita luta e feita práxis em favor dos oprimidos.” As colaborações para o debate podem ser enviadas para o e-mail catedrapaulofreire@ufsj.edu.br.

A fim de ampliar as possibilidades de diálogo, na semana seguinte à transmissão realizada pelo canal da UFSJ, o Encontro terá continuidade, em uma roda de conversas voltada a estudantes e professores que queiram aprofundar a discussão sobre Paulo Freire. Anote: vai ser no dia 28 de junho, também às 17h, via Google Meet.

I Encontro com Paulo Freire: memórias, histórias e andarilhagens
Dia 21 de junho, às 17h