Dossiê apresenta fascículos sobre Filosofia e Biologia

Publicada em 17/06/2021

Organizado pelos professores Maxwell Morais de Lima Filho, da Federal de Alagoas (Ufal) e Argus Romero Abreu de Morais, da UFSJ, o Dossiê Filosofia & Biologia apresenta fascículos que reúnem textos associados a essas duas grandes áreas do saber acadêmico.

Esse número especial tenciona divulgar discussões variadas a respeito da natureza e da cultura, incluindo a interface responsável pela urgência da singularidade humana como espécie.

No Dossiê, é possível encontrar um conjunto de reflexões, que vão desde a Grécia Antiga até os dias atuais, contemplando uma perspectiva diacrônica, isto é, que estuda ou entende uma situação, que perpassa diferentes períodos históricos dos saberes filosófico e biológico, suas relações entre si e com outras áreas de investigação.

Um dos elementos essenciais para a publicação era a acessibilidade a todos os públicos: discentes e docentes, universitários ou do Ensino Médio. Assim, os idealizadores optaram por oferecer textos em português e espanhol, assim como traduções de autores clássicos, como Lamarck, Erasmus Darwin, Charles Darwin e Thomas Huxley.

Ao todo, foram mais de 70 pesquisadoras e pesquisadores de todo Brasil, englobando também algumas instituições de ensino superior do México e de Portugal. Os 62 textos reunidos se dividem em 53 artigos, três resenhas e seis traduções.

A íntegra do Dossiê Filosofia & Biologia, publicado na Revista Helius, pode ser acessado nos links a seguir:
Fascículo 1
Fascículo 2