Proen lança plataforma para compartilhar informações com a comunidade acadêmica

Publicada em 15/06/2021 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) lançou a Plataforma Proen, um site dedicado ao armazenamento e compartilhamento de informações sobre os cursos de graduação da UFSJ, além de divulgar as capacitações promovidas pela Pró-Reitoria. Segundo a pró-reitora Elisa Tuler, o projeto surgiu da necessidade de se ter um espaço específico onde se pudesse concentrar informações que interessam diretamente ao público-alvo da pasta, como professores, coordenadores de curso, chefes de departamento e técnicos que atuam no setor. “A porta de entrada da Plataforma é o site da UFSJ. Entretanto, esse espaço, concebido num programa em que há uma variedade maior de recursos técnicos, permite que alinhemos e atendamos à variedade de demandas que recebemos, cotidianamente, com um layout amigável, intuitivo, e que suporta uma melhor organização das informações”, pontuou.

Elisa disse, ainda, que, por meio da Plataforma Proen, os próprios servidores vão poder se organizar melhor naquilo que pretendem e nas oportunidades que lhes são oferecidas. “Vou dar um exemplo: na Plataforma, temos um link em que as pessoas podem enviar à Proen o tipo de curso ou capacitação que gostariam de fazer ou até de ministrar. Podem propor também eventos. Nós temos um calendário para que as pessoas possam acompanhar tudo o que a Pró-Reitoria vem fazendo ou tem planejado”, explicou.

Um outro dado interessante da Plataforma Proen é o espaço dedicado, exclusivamente, às coordenadorias. “Nesse primeiro momento, o acesso aos dados do ambiente Moodle será apenas para coordenações de cursos de graduação, que receberão e-mails com informações sobre como acessar a Plataforma. Coordenadores e coordenadoras vão dispor de dados estatísticos que poderão nortear, inclusive, decisões a serem tomadas no âmbito do curso”, acentuou.

A Plataforma Proen traz ainda notícias sobre a Pró-Reitoria, um boletim quinzenal e o link de acesso às redes sociais. Segundo Elisa, o projeto foi pensado levando em conta a transparência que se deve dar ao trabalho que vem sendo executado. Quem quiser acessar a Plataforma, basta clicar aqui.