Consu aprova Relatório de Gestão 2020

Publicada em 11/06/2021

O Relatório de Gestão 2020 da UFSJ foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu), em reunião realizada no dia 7 de junho. O documento demonstra os resultados alcançados, os valores gerados e os impactos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, por meio das diversas atividades desenvolvidas pela instituição, entre maio e dezembro do ano passado. A relatoria do processo foi realizada pelo professor Edgar Campos Furtado (Detem-CAP), que apresentou o conteúdo aos demais conselheiros. Exigência do Tribunal de Contas da União, o Relatório já havia recebido parecer favorável do Conselho Diretor (Condi) e da unidade de Auditoria Interna (Audit).

No relato, foi promovida uma análise dos indicadores e dos índices de efetividade que apontaram a taxa de execução dos objetivos propostos. O estudo mostrou que das 195 ações previstas pelo Eixo Acadêmico do Plano Estratégico Setorial (PES), 47 foram realizadas, totalizando 24,1% de efetividade. Já no Eixo Gestão e Infraestrutura, foram concluídas 24 das 180 ações propostas, o que representa 13,3%. Como um dos destaques, é possível citar a execução orçamentária da UFSJ que, neste período, atingiu um percentual de 99,29%. Outro bom exemplo é a evolução acima do esperado obtida pelo objetivo A1 - “Assegurar o desenvolvimento e integração entre ensino, pesquisa e extensão”, dentro do qual foram promovidas diversas ações.

De acordo com o professor Edgar Vieira, o Relatório mostrou de forma transparente e bem justificada o desempenho da instituição no período considerado, o que facilitou a análise dos dados e, consequentemente, a aprovação por todos os conselheiros. “Na apresentação ao Consu, procurei mostrar as ações que tiveram a execução e perspectivas adequadas, além de apontar questões que necessitam de atenção, com intuito de permitir que os conselheiros pudessem ter uma visão clara das informações presentes no texto, além de contribuir com o acompanhamento por parte da gestão.”

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Renato da Silva Vieira, o Relatório de Gestão ressalta o papel da UFSJ e transmite à sociedade os ganhos promovidos pela instituição nas mais diversas áreas. “O relatório traz a oportunidade de prestar contas aos cidadãos, uma vez que apresenta um diagnóstico das ações desenvolvidas pela UFSJ, mostrando para a população o retorno e os resultados dos recursos investidos.”

Renato Vieira destaca ainda a atuação dos profissionais da PPlan, mais especificamente do Núcleo de Planejamento Estratégico (Nuplan), responsável pela elaboração do documento. “A equipe da Pró-Reitoria trabalhou de forma intensa para consolidar as informações dos setores da UFSJ, produzindo um documento de qualidade, que foi fundamental para aprovação por unanimidade no Consu.”