Comunicado da Reitoria sobre a vacinação contra a covid-19

Publicada em 08/06/2021

Prezados e prezadas: temos recebido perguntas sobre a vacinação dos nossos servidores e servidoras. A UFSJ já encaminhou ofícios às prefeituras para inclusão de docentes, técnicos(as) administrativos(as) e colaboradores(as) terceirizados(as), que são classificados(as) como trabalhadores(as) da educação superior. Também foi solicitada a inclusão de discentes.

A orientação de imunização contra a covid-19 em Minas Gerais é dada pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.429, de 27 de maio de 2021, que aprovou a alteração da Deliberação CIB-SUS/MG n° 3.314, de 29 de janeiro de 2021, sobre a distribuição das vacinas aos municípios para imunização dos grupos prioritários, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

As Secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pela organização. Sobre as cidades em que temos campi, a vacinação se encontra nas seguintes fases:
São João del-Rei – inicia a vacinação dos(as) trabalhadores(as) da educação básica no dia 10 de junho de 2021; ainda não há previsão para trabalhadores(as) da educação superior.
Ouro Branco – inicia a vacinação dos(as) trabalhadores(as) da educação (básica e superior) no dia 9 de junho de 2021.
Congonhas – aguarda agendamento.
Sete Lagoas – está vacinando os grupos com comorbidades. Começa a vacinação de profissionais da educação infantil no dia 10 de junho. Não temos informações sobre o início de vacinação dos(as) trabalhadores(as) da educação superior. [Informações atualizadas em 9/6]
Divinópolis – está vacinando trabalhadores(as) da educação básica e abriu cadastramento para profissionais da educação superior.

Os locais de vacinação geralmente têm sido os mesmos destinados à população em geral, Unidades Básica de Saúde e drive thru, eventualmente. Até o momento, não foram demandados espaços físicos da UFSJ para aplicação dos imunizantes.

Reforçamos que os municípios estabelecem seus protocolos de vacinação, que podem ser diferentes uns dos outros. A Reitoria da UFSJ está acompanhando os diferentes processos e repassará todas as informações que forem disponibilizadas pelas autoridades sanitárias locais em seus canais de comunicação.