Brinquedoteca da UFSJ quer conhecer as demandas da comunidade acadêmica

Publicada em 07/06/2021 - Fonte: ASCOM

Você sabia que a UFSJ possui um espaço para crianças, a Brinquedoteca? A equipe da Brinquedoteca lançou um formulário (bem curto!) com o objetivo de conhecer as demandas do público acadêmico em relação a esse espaço, atualmente destinado somente ao público externo.

A ideia é que a comunidade acadêmica possa contribuir com informações que permitam a construção de propostas de atividades lúdicas virtuais, pertinentes a esse público, no contexto atual de pandemia. O formulário tem como objetivo iniciar uma conversa que visa conhecer melhor as demandas do público acadêmico em relação à Brinquedoteca universitária. Como explica uma das coordenadoras do projeto, a professora do Departamento de Psicologia (Dpsic), Larissa Medeiros, “a intenção futura é que a Brinquedoteca venha a ser um espaço institucionalizado, não apenas de formação, mas que, com uma maior organização, possamos oferecer um espaço de ludicidade para toda a comunidade. Além disso, ampliar a parceria com outros cursos enquanto espaço de formação”.

O formulário está disponível em https://cutt.ly/DnyoLYD.

Brinquedoteca UFSJ
Inaugurada em 2003, a Brinquedoteca funciona como um laboratório permanente para a criação e exploração de brinquedos, jogos e estratégias formativas dos alunos dos diversos cursos da Universidade, por meio de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos durante os últimos anos. Durante a pandemia as atividades estão temporariamente suspensas. Larissa acredita que conseguirão retomar as ações de forma remota ainda neste período letivo, mas afirma: “gostaríamos muito de ver todos vacinados para que possamos retornar presencialmente.”

A professora explica que, antes da suspensão das atividades presenciais, aconteciam ações com crianças acolhidas nas duas Casas Lares da região, a Casa Lar Regional, que atende a uma rede das cidades vizinhas por meio da Cisver, e a Casa Lar Amar é Simples, que atende a São João del-Rei. “Acompanhamos também, junto às professoras da instituição, as atividades na Brinquedoteca da Apae de São João del Rei, e oferecemos atividades de musicalização a adolescentes da Casa Lar Regional e a crianças no CRAS de Santa Cruz de Minas'', conta Larissa.

Na UFSJ, a Brinquedoteca se inseriu como um dos braços do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip), composto por um grupo de professores de várias áreas do Dpsic com inserção em diversos projetos que têm como marca fundamental a pesquisa e a intervenção psicossocial. Articula os projetos Atividades Lúdicas, Amigo de Quatro Patas, Sucata e a Lan House da instituição - o qual, por meio do uso de tecnologias da comunicação e informação, promove o desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos a partir do princípio da ludicidade.

Atualmente a equipe da Brinquedoteca é formada por docentes e estudantes dos cursos de Psicologia e da Música, uma docente do curso de Pedagogia, e uma bolsista do curso de Teatro. Luciene Lopes é aluna do 8° período do curso de Psicologia e atua como extensionista na Brinquedoteca desde 2020. Desenvolve as funções de planejamento de atividades lúdicas para as crianças e planejamento de atividades do projeto como um todo, leitura e estudo de temáticas voltadas à ludicidade e às infâncias.

A estudante conta que, com a Brinquedoteca, pode ver a importância do lúdico e do brincar na vida e no desenvolvimento das crianças, visualizar a brincadeira como uma das principais formas de comunicação da criança e a forma por meio da qual ela pode conhecer o mundo a sua volta. “Fazer parte da extensão me possibilita esse contato com a comunidade e o público com quem irei trabalhar quando formada e, ao mesmo tempo, permite aprofundar nos estudos desse grupo específico, tanto na leitura de materiais sobre o tema quanto na escrita acadêmica. É uma possibilidade de formação mais humana e realista, entro em contato com as possibilidades e impasses do cotidiano”, conclui Luciene.

Conheça a Brinquedoteca passeando pelos links:

Contatos podem ser feitos pelo e-mail: brinquedoteca@ufsj.edu.br.