Pop News: "a Universidade ajuda a girar a economia de São João del-Rei"

Publicada em 31/05/2021

O Pop News ouviu o reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, para tratar sobre a perda de R$ 11 milhões no orçamento da instituição. Durante a conversa, Marcelo ressaltou que, além desse corte, há recursos de R$ 6 milhões que estão bloqueados, o que resulta em uma perda de R$ 17 milhões para a instituição e traz consequências preocupantes para as cidades onde a UFSJ tem campus.

"Nós deixamos de fazer investimento em ensino, pesquisa, extensão, equipamentos, imóveis, de movimentar ainda mais a economia", explica o reitor. O apresentador do Pop News, Fábio Silva, reforçou que "a Universidade ajuda a girar a economia do município", citando aluguéis e renda do comércio em geral.

Marcelo listou diversos benefícios que a UFSJ proporciona a São João. "Recebemos alunos de outras partes do país e inclusive do mundo, que retornam a seus países levando informações sobre nossa cidade, gerando expectativa de outras pessoas que venham conhecer a região. Só em São João del-Rei temos mais de mil trabalhadores, entre servidores e terceirizados, que recebem seus salários. Oferecemos, ainda, outras oportunidades à cidade, como a extensão e restaurante universitário. A universidade é um bem público à disposição de todo o povo".

O momento agora, explica Marcelo, é de luta para desbloquear os R$ 6 milhões e tentar recompor o orçamento de R$ 11 milhões. “Estamos mobilizando reitores e reitoras das universidades para buscar, junto ao Congresso Nacional e ao governo, essa recomposição".

Confira a entrevista completa no endereço https://bit.ly/3i9wlUK