Abril 2020: NTInf moderniza parque tecnológico da UFSJ<br />

Publicada em 23/05/2021 - Fonte: ASCOM

A UFSJ investiu mais de R$ 3,6 milhões na compra de 350 computadores desktops, 337 notebooks e equipamentos para concluir a instalação do wifi nos três campi de São João del-Rei e no Solar da Baronesa. A aquisição foi conduzida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf) e busca promover a qualidade de trabalho dos servidores e também do ensino para os estudantes da Universidade.

De acordo com o diretor do Núcleo, Rodrigo de Carvalho Santos, o investimento teve como intuito modernizar o parque tecnológico da UFSJ, atendendo a demandas dos setores administrativo e acadêmico da instituição. “A compra dos computadores e dos equipamentos para a instalação do wifi tem como principal objetivo proporcionar a servidores e alunos da UFSJ melhores condições para realização de suas atividades”, complementa.

Atualização do parque tecnológico
A aquisição dos novos desktops da UFSJ permitirá a renovação dos computadores de setores da administração e também de laboratórios. Já os notebooks irão atender a uma demanda imediata de servidores por equipamentos para trabalhar de maneira remota.

De acordo com o NTInf, houve grande quantidade de pedidos de acautelamento para que técnicos e professores pudessem executar suas atividades durante a pandemia. As solicitações foram atendidas e, atualmente, 126 computadores estão emprestados, mas novos pedidos estão à espera. Com a chegada dos novos notebooks, a UFSJ poderá ampliar os empréstimos e contribuir com o trabalho de mais servidores. Com a futura retomada das atividades presenciais, esses equipamentos irão proporcionar mais mobilidade, facilitando as atividades de técnicos e professores.

Wifi nos campi
A compra realizada permitirá também a conclusão da Fase 1 do Projeto WiFi-UFSJ, que visa oferecer internet wireless em todos os campi de São João del-Rei. A iniciativa promove a reestruturação da rede cabeada e a instalação de aparelhos nos campus Santo Antônio, Dom Bosco e Campus Tancredo Neves, e também no Solar da Baronesa, para possibilitar o acesso à internet a todos os servidores e estudantes.

O chefe do Setor de Internet e Redes (Setir), Ubirajara Cesário, explica que a nova estrutura irá proporcionar 100% de cobertura wifi nos campi que integram a Fase 1 do projeto. “É importante destacar ainda que a nova rede será única para toda a Universidade, permitindo mais controle e segurança para a instituição e para os usuários. As atividades estão dentro do cronograma e nosso intuito é concluir toda a instalação de forma que, no segundo semestre deste ano, o wifi já esteja disponível nos campi de São João del-Rei.”

Ubirajara Cesário ainda destaca o trabalho dos técnicos do Setor que, nestes tempos de pandemia, trabalham de maneira presencial na execução das atividades. “É fundamental enfatizar a atuação dos profissionais do Setir que realizam o trabalho de instalação para o sucesso do Projeto Wifi UFSJ. São eles: Alexandre Silva de Almeida, Felipe Reis Valente e Derek Resende Souza. Além disso, não podemos deixar de valorizar também todo o trabalho remoto realizado pelo restante da equipe, tanto nos campi da sede quanto nos fora de sede.”

Rodrigo Santos salienta que todo o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Campus, que promove a adequação da parte física dos prédios, preparando os espaços para a implantação dos equipamentos da rede wireless.

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8716