Pesquisa da UFSJ em Divinópolis monitora Covid-19 em entregadores

Publicada em 21/05/2021 - Fonte: ASCOM

A TV Integração/Globo destacou, no noticiário MG-TV, pesquisa da UFSJ em Divinópolis que monitora transmissão da Covid-19 em entregadores. A intenção, explica o repórter, é verificar quem já teve contato com o vírus e quem está com a doença.

Durante a matéria, é apresentada a rotina de entregadores, que, durante a pandemia, estão tendo demanda de trabalho dobrada. Alguns desses profissionais relatam medo, mas seguem em atividade. “Eu sei como a doença é, ela não é brincadeira, ela vem pra matar. Eu tomo os cuidados certos. Tem muita gente que não se cuida”, declara Sidney Charles, um dos entregadores que participa como voluntário da pesquisa.

O objetivo da pesquisa é monitorar os profissionais e saber o quanto os entregadores estão expostos ao novo coronavírus. A biomédica e pesquisadora da UFSJ Ester Pontes Almeida explica que, para saber quem já teve contato com o vírus, são usados os testes rápidos, que pesquisam os anticorpos. Já por meio do PCR, é possível ver quem, no momento da coleta, está com a doença.

O coordenador da pesquisa, professor Rafael Gonçalves, da UFSJ, explica que a opção por duas fases se deve “para verificar se naquela primeira fase a infecção era semelhante à segunda”. A segunda fase, prossegue, foi justamente a partir da segunda onda da Covid-19 e aparecimento de novas cepas com enorme capacidade de transmissão, permitindo fazer um comparativo entre os momentos.

Cento e quarenta profissionais estão participando dessa pesquisa promovida pela UFSJ. A pesquisa deve ser concluída entre junho e julho.

Assista à matéria completa em https://cutt.ly/db3M18F