Janeiro 2021: Segundo período remoto emergencial: aulas vão até 17 de abril

Publicada em 20/05/2021

Atividades de prática laboratorial presenciais em debate, como noticiamos aqui. Retomada do Ensino Remoto Emergencial (ERE), com calendário até 17 de abril. Expectativas frente a uma realidade testada no semestre anterior. Milhares de alunos da UFSJ, na graduação e na pós, retornam às aulas, para o segundo período do ERE.

Os dias que se sucedem desde 18 de março, quando as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia da Covid-19, não têm sido fáceis. Em meio a tantas perdas, de colegas, amigos, parentes, a comunidade acadêmica precisou se reinventar. E, assim, chegou a setembro iniciando, remotamente, o primeiro período emergencial.

Adequar-se a essa nova rotina é um dos desafios para os estudantes que se inscreveram nas disciplinas do ensino emergencial. A UFSJ disponibilizou auxílios emergenciais e para a inclusão digital, com acesso à internet e a equipamentos. Para além disso, a comunidade vive momentos de intensa pressão psicológica, pelas mudanças em seu dia a dia impostas pela pandemia. Por isso, os atendimentos psicológicos não param, e se você está passando por dificuldades, não pense duas vezes antes de buscar apoio junto aos projetos da instituição.

O primeiro período chegou ao fim. Momento de celebrar cada passo dado em tempos de Covid-19, mas também de avaliar o que funcionou e o que precisa melhorar. A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) ouviu de alunos, técnicos, professores e terceirizados como foram suas experiências, e você pode, sempre, contactar coordenadorias, departamentos, pró-reitorias e demais unidades da UFSJ para compartilhar dúvidas, relatar problemas e sugerir mudanças.

Agora, para quem se inscreveu, é o momento de focar no segundo período emergencial. Dividindo espaço com parentes, crianças pequenas, organizando o tempo para dar conta de estudos, trabalho e família, os desafios se renovam. Mas estaremos aqui, bem perto, ainda que fisicamente isolados, para prestar todo apoio que for possível.
Para quem está chegando agora, seja bem-vindo! Publicaremos nas redes sociais, neste início de período, mais informações sobre contatos, auxílios, apoio psicológico e outros temas que serão fundamentais para proporcionar a cada um de vocês as melhores condições para enfrentar esse momento tão difícil.

Que todas e todos tenhamos um bom segundo período remoto emergencial!

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8541