Janeiro 2021: Consu mantém suspensão de práticas laboratoriais até nova reunião

Publicada em 20/05/2021 - Fonte: ASCOM

O Conselho Universitário da UFSJ (Consu) deliberou, na tarde desta segunda, 25, sobre o pedido das Coordenadorias dos cursos de Medicina dos campi Centro-Oeste Dona Lindu (CCO, Divinópolis) e Dom Bosco (CDB, São João del-Rei), a respeito da viabilidade da retomada presencial das atividades de práticas laboratoriais nas duas graduações. A suspensão dessas atividades se mantém até nova reunião do Conselho, que tem 15 dias para agendar nova convocação.

Fundamentando seu parecer, o relator do processo, professor Gustavo Marcatti, chamou a atenção para as especificidades do curso de Medicina, como a impossibilidade de substituir aulas práticas por aulas remotas, e a elevada demanda da sociedade por profissionais da saúde, agravada no contexto da pandemia da Covid-19. Contudo, argumentou que faltam ainda elementos suficientes para garantir um retorno com segurança, em face das incertezas relacionadas aos riscos de infecção pelo novo coronavírus em todo o Estado, da indefinição quanto ao caráter essencial das aulas práticas, e da indisponibilidade de técnicos de laboratório em número suficiente, por pertencerem aos grupos vulneráveis ao contágio. A retomada do debate, já enriquecido pelos pontos de vista de conselheiros e convidados, vai partir dessas colocações do relator.

Para o reitor Marcelo Andrade, presidente dos Órgãos Colegiados Superiores da UFSJ, é a garantia de condições para o debate democrático que faz da Universidade um ambiente de pluralidade, universo de manifestações e embate de ideias, sem os quais nenhuma instituição pode se dizer verdadeiramente alinhada com os ideais progressistas da transparência e do respeito à coletividade. “Em momentos agudos de crise como o que estamos vivendo, soma-se ao cuidado com a preservação de espaços de diversidade o propósito de garantirmos a vida e a segurança de toda a comunidade universitária. Foi o que acabamos de vivenciar nesta reunião do Conselho Universitário.”

Entenda o processo
O debate sobre as condições de retomada das atividades de prática laboratorial dos cursos de Medicina da UFSJ foi amplamente conduzido nas instâncias pedagógicas dos dois cursos. Em outubro do ano passado, ambas as Coordenadorias, apoiadas pelas representações estudantis reunidas nos centros acadêmicos 29 de Outubro (CCO) e Rita Lobo (CDB), solicitaram ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) que analisasse a possibilidade do retorno presencial às atividades laboratoriais no 2º período do Ensino Remoto Emergencial, iniciado hoje.

Esse encaminhamento ao Conep seguiu o rito regimental da UFSJ, que franqueia a qualquer membro da comunidade universitária o direito de endereçar consultas ao Conep. Ainda em outubro, aquele Conselho decidiu instituir comissão ad hoc para estudar essa demanda específica dos cursos de Medicina. Coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), formou-se um grupo de trabalho, composto por representantes dos segmentos técnico, docente e discente, conforme Portaria nº 054, de 27 de novembro de 2020.

O resultado foi um extenso relatório, que reúne pareceres técnicos, condições de acesso e circulação aos laboratórios, mapas de dimensionamento, quadro com horários de aulas em rodízio, pesquisa de opinião entre os segmentos, levando em consideração o protocolo de biossegurança apresentado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ.

Esse relatório foi item de pauta na última reunião extraordinária do Conep, em 9 de dezembro, na qual a maioria dos conselheiros, seguindo o voto do relator, professor Sérgio de Oliveira, ratificou o encaminhamento ao Consu, para dirimir possível conflito entre a aprovação da matéria pelo Conep e a Resolução 026/2020, que estabelece o Conselho Superior como fórum para definição de atividades essenciais nesse cenário de exceção.

“É extenuante, mas também muito gratificante, conduzir, com a colaboração de nossa comunidade - aqui em especial de nossas conselheiras e conselheiros -, o fortalecimento do processo democrático nas instâncias superiores de nossa Universidade”, conclui o reitor.

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8540