Janeiro 2021: Sistema de provas on-line facilita rotina de professores no período remoto

Publicada em 20/05/2021

O primeiro mês do ano de 2021 começou com a retomada do Ensino Remoto Emergencial (ERE), e o retorno às aulas de milhares de alunos da UFSJ, na graduação e na pós. Diante dessa realidade, foi desenvolvido o sistema de provas on-line, alternativa encontrada por docentes do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp) para a aplicação de avaliações durante a pandemia. A respeito da viabilidade da retomada presencial das atividades de práticas laboratoriais nos cursos de Medicina, o Conselho Universitário da UFSJ (Consu) deliberou que a suspensão dessas atividades permanecem suspensas. A aula inaugural do segundo período remoto emergencial na UFSJ foi proferida por pesquisadoras brasileiras de renome internacional, Ester Sabino (USP) e Waleska Caiaffa (UFMG), que atuam ativamente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em janeiro a UFSJ sediou o ENEM e foi destaque do jornal Estadão por manifestar preocupação com a lotação dos alunos nas salas de prova. E a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), divulgou edital para inscrições de candidatos ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).
 


O sistema de provas on-line desenvolvido pela UFSJ trouxe diversos benefícios para os usuários no período remoto. O plugin está disponível no Portal Didático da Universidade e oferece uma série de ferramentas para professores e estudantes. Criado inicialmente para utilização do Núcleo de Educação a Distância (Nead), o sistema se tornou ótima alternativa para a aplicação de avaliações durante a pandemia.
 
Baseado no sistema moodle, o projeto foi um dos aprovados pelo Edital nº 40/2017, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A chamada selecionou projetos de inovação que contribuíssem com o desenvolvimento tecnológico da Educação no Brasil.
 
Ao todo, quatro docentes do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp) estiveram envolvidos no desenvolvimento do plugin: Matheus Carvalho Viana, Diego Roberto Colombo Dias, Leonardo Chaves Dutra da Rocha e Elisa Tuler de Albergaria. De acordo com Diego Dias, foi realizado um levantamento de requisitos para a criação de um sistema de provas on-line e essas variáveis foram trazidas para a proposta apresentada. “Nosso intuito foi oferecer, no computador, um sistema como o das provas convencionais, incorporando critérios como controle de cola, questões abertas e de múltipla escolha, entre outros. Em princípio pensado para o ambiente EAD, o sistema contribuiu com a rotina de avaliações de muitos professores nesse contexto remoto.”
 
Docente da Computação, Rafael Sachetto é um dos usuários do plugin e destaca as vantagens encontradas. “O sistema foi fundamental para que eu tomasse a decisão de aplicar provas no período remoto, devido às ferramentas de controle disponibilizadas. Outro recurso interessante é a possibilidade de criar uma biblioteca de questões, que será muito útil também na elaboração de provas após a retomada presencial.”
 
Ferramentas
O sistema oferece uma série de recursos para facilitar a rotina dos professores. O plugin permite criar questões e salvá-las em uma biblioteca disponível ao usuário, que possibilita a reutilização em outras avaliações. Também proporciona a consulta a questões elaboradas por outros professores, o que gera um ambiente multidisciplinar. A correção automática de provas de múltipla escolha é outra facilidade. O sistema possui ainda inteligência artificial em relação à dificuldade das questões. Caso muitos alunos errem uma questão definida como “fácil” pelo professor, o próprio sistema eleva o nível de dificuldade.
 
Tutorial
Ao acessar o sistema, o professor pode assistir aos vídeos de apresentação e de utilização disponibilizados no Portal Didático. O conteúdo ensina como interagir e usar as ferramentas oferecidas na plataforma.
 
Divulgação
O sistema desenvolvido pela UFSJ foi apresentado em eventos on-line, com o intuito de divulgar as ferramentas do plugin. Os professores envolvidos participaram de um workshop da Capes, em 2019, e também de um webnário sobre aplicação de provas on-line usando o moodle, em setembro de 2020. As facilidades oferecidas pelo plugin vêm gerando interesse de outras instituições, que já adotaram o sistema em suas avaliações, caso da Universidade Federal de Santa Maria (RS).