Pplan destaca realizações

Publicada em 20/05/2021 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ (Pplan) comemora os resultados positivos do primeiro ano de gestão. Os desafios trazidos pela pandemia fizeram a equipe se reinventar para executar as atividades propostas e alcançar as metas previstas. As estratégias definidas possibilitaram a execução de 99% do orçamento, cujos recursos foram direcionados a manter o funcionamento da Universidade, além de promover a contratação de obras relevantes para a instituição e a comunidade acadêmica. Para saber mais, confira abaixo a entrevista com o pró-reitor Renato da Silva Vieira.

Primeiro ano de gestão
A avaliação que fazemos do primeiro ano de gestão é muito positiva. Mesmo com um cenário adverso, devido à pandemia que prejudicou o andamento dos processos, e o repasse tardio de recursos nos últimos três meses do ano, conseguimos executar mais de 99% do orçamento. Promovemos a adaptação dos profissionais da Pplan para o modelo de trabalho remoto, organizamos processos internos e redistribuímos tarefas entre a equipe. Tais ações trouxeram mais agilidade à tramitação de processos, levando à conclusão de algumas atividades que se encontravam represadas. Outro ponto importante a se destacar foi a proximidade que a Pplan conseguiu estabelecer junto à comunidade acadêmica, o que colaborou para um ambiente de cooperação mútua entre a Pró-Reitoria e os demais setores da UFSJ.

Conquistas e dificuldades
A gestão da equipe, em tempos de pandemia, de forma remota, foi a principal dificuldade enfrentada. Porém, o comprometimento dos profissionais da Pplan possibilitou que fosse realizada uma mudança de cultura radical, com a migração dos processos físicos para o ambiente eletrônico. As adaptações individuais dos servidores foram sem dúvida um grande desafio, principalmente, devido à dupla jornada simultânea que nos foi imposta pelo trabalho dentro de nossas casas. Vivenciada no primeiro ano de gestão e que persiste em 2021, outra dificuldade é o orçamento disponibilizado, com redução e bloqueios de recursos da ordem de 33,4%, aproximadamente. Entretanto, podemos observar também, como êxito, o sucesso das buscas por recursos extraordinários, como no caso da obra da voçoroca do CAP; o aumento do credenciamento de unidades hospitalares para realização de estágio supervisionado dos alunos dos cursos de saúde; e a disponibilização de recursos para obras urgentes no Ctan, como contenção de encosta e reforma da moradia estudantil. É importante ainda enfatizar os acordos de cooperação técnica, firmados em Sete Lagoas, para fornecimento de água não-potável, sem custo para a UFSJ, destinada a atividades agrícolas no campus. Merecem destaque ainda as várias ações promovidas pela Universidade junto a parlamentares, no sentido de disponibilização de recursos, por meio de emendas, destinados às atividades-fim da instituição.

Desafios
O principal desafio a ser enfrentado será a adequação do orçamento para atendimento das demandas da comunidade acadêmica, sem que haja impacto negativo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, visamos conseguir recursos extraordinários para atendimento de necessidades ainda urgentes, como obras que precisam ser executadas.