Prope: ano desafiador e produtivo<br />

Publicada em 19/05/2021

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Baldoni, apresenta as realizações da Prope e aponta ações que buscam otimizar a pesquisa e a pós-graduação, mesmo em tempos difíceis de pandemia e cortes orçamentários.

Como você analisa esse primeiro ano de gestão?
André Baldoni: Os últimos 12 meses foram desafiadores para a equipe da Prope e para toda a comunidade acadêmica envolvida com a pesquisa e com a pós-graduação. O distanciamento e as restrições impostas pelas condições sanitárias afetaram diretamente o desenvolvimento de pesquisas e as atividades da pós. Além disso, outros fatores externos, como os cortes no orçamento destinados a fomento e as mudanças significativas ocorridas no âmbito da Capes, exigiram adaptações significativas por parte de todos os envolvidos.

Quais foram as realizações da Prope nesses 365 dias de trabalho?
André Baldoni: Esse tempo representou um ano muito produtivo, no que diz respeito à quantidade de trabalhos realizados com a participação da equipe da Pró-Reitoria, dos programas de pós, da Câmara de Iniciação Científica e dos Conselhos Superiores. Ações que vêm frutificando por meio do que recebemos de nosso saudoso professor Stênio, que tão cedo e tão tragicamente nos deixou. Entre elas, destaco a implementação do ensino remoto emergencial na pós-graduação, a revisão de atos normativos e fluxos de procedimentos (trabalho em andamento) e a continuidade da implementaçãodo Módulo Stricto do Sistema Integrado e Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf). Em outra frente, pudemos realizar a execução de importantes editais, como o de livros destinados à pós-graduação, em parceria com a Divisão de Biblioteca, também em andamento; o edital de distribuição de computadores de alta potência para a pesquisa, outra parceria com o NTInf; e a execução do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Capes. Completam essa lista de editais executados, o de auxílio digital para os pós-graduandos. Nesse período, conseguimos ainda submeter propostas institucionais aos editais das agências de fomento, mantidos os processos seletivos da iniciação científica e a regulamentação, em processo, do Portal de Periódicos.

Quais os principais desafios que sua pró-reitoria tem pela frente?
André Baldoni: Devemos aperfeiçoar, junto com a comunidade acadêmica, os processos administrativos, a fim de que sejam otimizados recursos e tempo. É preciso fortalecer a pós-graduação, por meio de políticas institucionais sólidas e factíveis de serem executadas. Por outro lado, entendo que precisamos consolidar a internacionalização da pós-graduação e a política de apoio à pesquisa na UFSJ, bem como aperfeiçoar a política geral de periódicos científicos eletrônicos e seu repositório institucional. Outro desafio que destaco é a realização, em formato on-line, do Congresso de Produção Científica. Outros desafios que se apresentam para a Prope: consolidar a editora universitária; fortalecer o Colegiado Geral de Pós-Graduação; implantar, em parceria com o NTInf, os módulos Pesquisa e Lato sensu no Sigaa; implementar a Política de Inovação, que está sendo discutida e elaborada por comissão específica; e, finalmente, aprimorar o Projeto Qualipós, que prevê apoio às pós-graduações, provendo auxílio aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.