Proen convida para roda de conversa sobre o Sinaes

Publicada em 19/05/2021 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSJ (Proen) convida as coordenações de curso e chefias de departamento, docentes e técnicos da graduação, para roda de conversa sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), nesta quinta, 20, às 14h, com o professor Thiago Francisco, que estuda esse tema. O link da transmissão pelo Google Meet será enviado aos inscritos.

Para se inscrever, é necessário preencher este formulário. Está prevista a emissão de certificado.

O Sinaes
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).