Novembro 2020: implementado Plano de Gerenciamento de Resíduos

Publicada em 18/05/2021

Como marcas deste mês de novembro, podemos elencar premiações internacionais, projetos de extensão que tematizam a violência contra a mulher e a continuidade do financiamento de projetos para o enfrentamento da pandemia, simultaneamente a projetos administrativos de expressão, com destaque para a abertura do processo estatuinte na UFSJ, um dos principais propósitos da gestão 2020-2024. A última alteração no atual estatuto da UFSJ ocorreu em 2011. “Muito há o que ser revisto para tornar a UFSJ uma instituição que funcione mais adequadamente nos tempos que ora se descortinam” , avalia a vice-reitora Rosy Ribeiro, relatora da proposta votada pelo Conselho Universitário.

 


O Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR) da UFSJ tem por objetivo promover a gestão de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta, seguindo os requisitos legais. O gerenciamento abrange da geração ao destino final, passando pelas etapas de implementação e operação; verificação e ações corretivas; análise crítica da administração.

 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o gerenciamento de resíduos engloba uma série de atividades, realizadas de forma direta ou indireta, no processo de inventário, coleta, transporte, tratamento, destinação e destinação final adequada ao meio ambiente. A gestão de resíduos deve também considerar como prioridades: não geração; redução; reutilização e reciclagem.

 

Na UFSJ, os serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final são prestados pela empresa Oxigás Resíduos Especiais. A legislação vigente estabelece normas de credenciamento para as licenças ambientais concedidas às empresas responsáveis ​​por operarem tais serviços.

Até o momento, foram coletados aproximadamente 200 quilos de resíduos, que passaram por tratamento e destinação ambiental adequados, conferindo à Universidade o Certificado de Destinação Final (CDF). O Plano de Gerenciamento de Resíduos da UFSJ vem sendo implementado pela Pró-Reitoria de Administração, por meio do Centro Ambiental. Nos campi de São João del-Rei, o fiscal gestor administrativo é o técnico Gustavo Almeida.

 

Como solicitar a coleta de resíduos
Nos campi de São João del-Rei, requisitos de coleta de resíduos podem ser solicitados por meio deste formulário. Nos campi fora de sede, os pedidos às empresas contratadas são gerenciados pelos fiscais de cada um deles: Marcelo Luis Alves, no CAP; José Arimateia de Aleluia Júnior, CCO; e Julio Cesar da Silva, no Campus Sete Lagoas. As requisições serão atendidas conforme cronograma prévio estabelecido entre o Centro Ambiental e a empresa de coleta. Mais informações: nucleomeioambiente@ufsj.edu.br.


Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8385.