Funções de matrizes nos Seminários Defim

Publicada em 17/05/2021

Nesta segunda, 17, às 19h, com transmissão pela RNP, acontece a sétima palestra do Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), Campus Alto Paraopeba. Funções de Matrizes é o tema do professor Hamilton Prado Bueno, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduado e mestre em Matemática pela UFMG, Hamilton possui doutorado em Matemática pela PUC-RJ. Atualmente, exerce o cargo de professor titular da UFMG, e ocupa a função de revisor dos periódicos Proceedings of the Edinburgh Mathematical Society e Journal of Mathematical Analysis and Applications. Sua área de atuação é análise funcional não-linear, métodos da teoria de singularidades, equações diferenciais parciais, problema de Ambrosetti-Prodi, pontos de dobra.

Neste webinário, serão mostradas que, ao conhecer os autovalores da matriz $A$ (as raízes de seu polinômio característico), as funções podem ser facilmente calculadas. Essa palestra tem nível básico e praticamente todos os conceitos utilizados serão relembrados durante a exposição.