Outubro 2020: NTInf viabiliza rede sem fio única para os seis campi

Publicada em 17/05/2021 - Fonte: ASCOM

Em outubro do ano passado, o ensino remoto emergencial, já implantado, tornava-se tema de debate com a professora Edméa Santos, ao mesmo tempo em que a UFSJ se adaptava à série de desafios decorrentes da pandemia da Covid-19, como a readequação da rede sem fio para todos os campi, inscrições on-line para programas de pós-graduação e para oportunidades de intercâmbio, enquanto a pesquisa continuava dando frutos, em parcerias interinstitucionais que foram marcas do período. Confira:

O crescente uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, é uma realidade, com tendência de aumento das conexões. Visando a disponibilizar uma rede institucional sem fio única para todos os prédios dos seis campi da UFSJ, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) trabalha no Projeto WiFi-UFSJ, que está promovendo a reestruturação da rede “cabeada” da Universidade.

De acordo com o chefe do Setor de Internet e Redes do NTInf (Setir), Ubirajara Cesário, o que se tinha na instituição eram soluções “setoriais” para o acesso sem fio. Cada setor ou departamento adquiria seus roteadores e o NTInf os instalava, um tipo de solução que trazia diversos problemas para os usuários, “pois cada setor trabalhava com uma rede sem fio individual, com credenciais de acesso diferentes e sem interoperacionalidade entre elas”, explica Ubirajara. Situação que afetava também o trabalho do NTInf: cada setor ter um tipo de equipamento e de configuração prejudicava a manutenção preventiva e corretiva. “Os equipamentos eram, na maioria das vezes, roteadores de uso doméstico, que limitavam bastante o número de pessoas conectadas”, destaca.

O projeto de remodelação foi elaborado e começou a ser desenvolvido na gestão anterior do Núcleo, sob direção do professor Leonardo Rocha, e do ex-chefe do Setir, Alex Vitorino. Na primeira fase, foram comprados vários equipamentos (firewall, switches, antenas), que estão sendo utilizados na atualização de todo o parque de equipamentos de rede da UFSJ. Segundo Ubirajara, o projeto já permitiu que fosse otimizada a intercomunicação entre os campis da UFSJ - inclusive os fora de sede, com a criação de uma rede virtual privada (VPN, na sigla em inglês), de um plano de endereçamento único, instalados novos equipamentos de firewall, distribuição e servidores. De acordo com Ubirajara Cesário, a rede sem fio única e integrada para toda comunidade acadêmica garantirá acesso livre, eficiente e de qualidade à rede UFSJ e à internet.

Etapas
A implantação do Projeto WiFi-UFSJ está estruturado em três grandes etapas. A primeira consiste na reestruturação da rede UFSJ, focada na renovação do parque de equipamentos e na melhoria na conectividade entre os prédios de cada campi e entre os campi. A segunda promoverá a instalação e ativação de rede wi-fi nos campi de São João del-Rei. A terceira fase constará das mesmas ações nos campi fora de sede.

“Hoje, estamos executando a segunda etapa, na qual temos 90% de implementação no Campus Santo Antônio (CSA), aguardando somente alguns ajustes na infraestrutura cabeada para poder ser finalizado”, afirma Ubirajara. Em paralelo, a reestruturação começou, semana passada, no Campus Tancredo Neves (CTAN). O Setir, porém, alerta tratar-se de trabalho que demanda tempo, pelo fato de a infraestrutura de cabeamento do CTAN e do CDB (Campus Dom Bosco) ser antiga, sendo necessária a troca de diversos switches e a reorganização dos racks de equipamentos de cada prédio, antes da ativação do serviço wi-fi.

Entre os prédios já beneficiados está a Moradia Estudantil da UFSJ, no CTAN. “O projeto contempla a Moradia com oito pontos de acesso, a fim de garantir conexão livre, eficiente e de qualidade para os estudantes residentes”, informa Ubirajara. Foram ativados dois pontos, para atender à demanda emergencial dos oito estudantes que acompanham, no momento, as atividades do ensino remoto na Moradia. Entretanto, para ligar os pontos previstos, será preciso, antes, finalizar as adequações elétricas e de cabeamento que estão sendo executadas pela Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre).

Equipe
Para Ubirajara, o sucesso da implantação do Projeto WiFi-UFSJ está diretamente ligado ao trabalho competente da equipe do Setir em São João del-Rei, que conta com os servidores Alexandre Silva de Almeida, Derek Resende Souza, Felipe Reis Valente. E do grupo que atua nos campi fora de sede: Geovani Santos Freitas (Sete Lagoas), Wantuir Ferreira Júnior (Centro-Oeste Dona Lindu), Paulo Henrique de Oliveira Rodrigues e Alexandre Rodrigues Pereira (Campus Alto Paraopeba). Sem deixar de ressaltar também o apoio dos servidores da Dipre e do Setir.

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8288.