Setembro 2020: SPA amplia atendimento

Publicada em 16/05/2021

O Setembro Amarelo deste ano ganha um contexto desafiador: a pandemia de Covid-19. A campanha de prevenção ao suicídio encontra pela frente um momento de incertezas e preocupação que tomam conta de boa parte dos indivíduos. “As pessoas sentem-se mais ansiosas e temem pela saúde e pelo futuro”, explica a psicóloga do Serviço de Psicologia Aplicada da UFSJ (SPA), Paula Pontes.

Não à toa, as ações do SPA neste período foram ampliadas. O SPA, que já prestava serviços à população e aos alunos do curso de Psicologia, por meio de plantão psicológico e outras atividades que promovem o bem-estar e a saúde do estudante, agora atende a todos os alunos da UFSJ, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). O objetivo é acolher as urgências subjetivas nesse período de distanciamento social, os momentos de crise e angústia durante a pandemia. Outra frente de atendimentos foca os profissionais de saúde de São João del-Rei e microrregião, em parceria com o projeto Cuidando de quem cuida, do Departamento de Psicologia (Dpsic).

“Todas essas ações são de extrema importância nesse momento em que observamos a intensificação dos sentimentos”, reforça Paula, que considera o atendimento essencial, por acolher os alunos ou outras pessoas que procuram pelo serviço, e auxiliá-los na ressignificação de suas vivências. “Os conflitos familiares têm se intensificado devido à maior convivência”, explica. Por outro lado, ressalta, é possível trabalhar muitas questões relacionais que, na rotina do dia a dia, andavam pendentes, esquecidas. “O isolamento social trouxe, para muitas pessoas, a descoberta de novos hobbies e atividades gratificantes, como exercícios físicos, artesanato, estar mais próximo à família.” Em tempos de tantas incertezas, sugere Paula, “é preciso ressignificar a vida”, e o apoio de um profissional de Psicologia pode fazer toda a diferença.

Setembro Amarelo no contexto da pandemia
Na terça-feira, 29 de setembro, às 19h30, o Serviço de Psicologia Aplicada promove, como parte da Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, a live Setembro Amarelo no contexto da pandemia. O evento é uma parceria com o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Teófilo Otoni - e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Além da psicóloga Paula Pontes, participam do evento a assistente social do IFNMG, Larisse Colen de Oliveira, e o professor da UFVJM, José Carlos Freire.

Seguindo as Diretrizes da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ação tem como objetivo fomentar a articulação intersetorial para prevenção ao suicídio, promoção e valorização da vida entre os alunos universitários e comunidade.

Para saber mais sobre o atendimento psicológico a estudantes:

Para conhecer os projetos de enfrentamento à Covid-19 do Departamento de Psicologia e saber como eles podem ajudar você:

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8267.