Setembro 2020: Comissões abrem espaço à participação da comunidade acadêmica

Publicada em 16/05/2021 - Fonte: ASCOM

A construção coletiva do processo democrático junto à comunidade universitária tem sido o tom da nova gestão da UFSJ ao completar seu quarto mês de trabalho. Desde maio, foram criadas nove comissões para tratar de pautas de interesse de todos os segmentos. Um dos destaques é a Estatuinte da UFSJ, que começa a ser organizada e promoverá a reforma administrativa e acadêmica da UFSJ, um pleito antigo e que vai envolver docentes, discentes e técnicos administrativos.

A vice-reitora, Rosy Ribeiro, presidente da Comissão, está entusiasmada e otimista com o trabalho. “São quatro membros, um de cada segmento. Além da Vice-Reitoria, que representa a atual gestão, os demais são o discente Lucas Fernandes Lopes, a docente Maria Clara Oliveira Santos e o técnico administrativo Lucas Resende Aarão. Já fizemos reuniões e estamos trabalhando no intuito de levar a proposta de funcionamento da Estatuinte ao Consu, que será responsável por sua análise e aprovação. Como sempre, a Reitoria fará o papel de mediadora nos processos decisórios, deixando que a comunidade acadêmica conduza, democraticamente, os destinos da UFSJ”, destaca Rosy.

Outra discussão muito importante vem sendo desenvolvida por outra comissão, formada pelos conselheiros Dimas José de Resende, Carine Klauberg Silva, Claudiney Nunes de Lima, Eduardo Miguel da Silva, Liliam Midori Ide, Moacir de Souza Júnior, Velcimiro Inácio Maia e Gustavo Henrique Almeida. Na próxima reunião da Congregação, no dia 24 de setembro, essa comissão apresentará a Proposta de Resolução para Modernização dos Regimentos Departamentais, na qual a novidade é a participação de técnicos administrativos nas assembleias de cada Departamento. A proposta segue depois para apreciação do Conselho Universitário (Consu).

Segundo a vice-reitora, esse trabalho da comissão ad hoc do Consu, é mais um passo rumo à reforma administrativa, um dos pontos de campanha da atual gestão. “Estamos caminhando a fim de consolidar uma nova sistemática nas discussões e tomadas de decisão na Universidade, fortalecendo a democracia e ampliando a participação dos segmentos da comunidade acadêmica, como os técnicos, que pleiteiam sua participação em todas as instâncias colegiadas e decisórias”, explica.

A vice-reitora fez questão de frisar que essa não é a única proposta que visa à expansão das vozes nas instâncias decisórias da UFSJ. “Nós podemos citar também as diversas comissões formadas ao longo desses três primeiros meses de gestão, em que todos os segmentos da Universidade - docente, discente e técnico administrativo - foram chamados, tendo a oportunidade de discutir assuntos de suma importância para todos nós”, completa Rosy.

Conheça, abaixo, as comissões instituídas pela Reitoria após a posse em 9 de maio deste ano:

1) Comissão para a revisão das resoluções do Conep (Portaria nº 390, de 01-09-2020)
Carlos Alberto da Silva Júnior (Adepe)
Adriano Guimarães Parreira (técnico administrativo)
Letícia Arantes Rocha (discente)
Rafael César Russo Chagas (docente)
Sérgio de Oliveira (docente)

2) Comissão ad hoc do Conep para elaboração de uma política de incentivo para os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da UFSJ (Portaria nº 392, de 02-09-2020)
Adriano Guimarães Parreira (técnico administrativo)
Christiano Vieira Pires (docente)
Marco Antônio Schiavon (docente)
Marconi de Arruda Pereira (docente)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (docente)
Stênio Nunes Alves (docente)

3) Comissão ad hoc do Conep para elaboração de uma política de incentivo para os cursos de Graduação da UFSJ (Portaria nº 392, de 02-09-2020)
Letícia Arantes Rocha (discente)
Michelli Marlani Silva Loureiro (docente)
Peter de Matos Campos (docente)
Rafael César Russo Chagas (docente)
Sérgio de Oliveira (docente)

4) Comissão de Avaliação do Acervo Bibliográfico das Ciências Humanas e Sociais da UFSJ (Portaria n° 399, de 03-09-2020)
Paulo César dos Santos (diretor da Divisão de Biblioteca)
Ana Lúcia da Silva (bibliotecária)
Denise Ilídio da Silva (bibliotecária)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (docente, conselheira Conep)
Patrícia Castro Mattos (docente, conselheira Conep)

5) Comissão ad hoc do Consu para estudo de uma normativa para os processos de desvinculação discente, pelo período de 60 dias (Portaria nº 350, de 12-08-2020)
Amarildo de Sá Rocha (discente)
Fernando Pacheco Cortez (docente)
Geraldo Márcio Silva (técnico administrativo)
Gisele Cristina Rabelo Silva (docente)
Lucas Eduardo Silveira Diana (discente)
Reimar de Oliveira Lourenço (docente)

6) Comissão ad hoc do Consu para estudar as normas de funcionamento da Reforma Administrativa e Acadêmica da UFSJ, pelo período de 90 dias (Portaria nº 351, de 12-08-2020)
Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro (vice-reitora; presidente)
Maria Clara Oliveira Santos (docente)
Lucas Resende Aarão (técnico administrativo)
Lucas Fernandes Lopes (discente)

7) Comissão para a revisão das resoluções dos Conselhos Superiores da UFSJ (Portaria nº 376, de 25-08-2020)
Carlos Alberto da Silva Júnior (Adepe)
Conselheiras e conselheiros do Consu:
Ana Flávia de Abreu (técnica administrativa)
Liliam Midori Ide (docente)
Luiz Paulo da Silva Barbosa (discente)
Reimar de Oliveira Lourenço (docente)
Sérgio Marinho Soares (docente)
Tarcísio Laerte Gontijo (docente)

8) Comissão ad hoc do Consu para estudo de regime de trabalho remoto docente (Portaria nº 378, de 26-08-2020)
Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo (docente, e preside)
João Antônio Corrêa Filho (docente)
Juliana Reis Monteiro dos Santos (docente)

9) Comissão para reavaliar os procedimentos de heteroidentificação, conforme Resolução/Consu nº 014, de 31 de maio de 2019, bem como estudar a ampliação da Política de Ações Afirmativas da UFSJ (Portaria nº 398, de 03-09-2020)
Vítor Domingos dos Santos (presidente da Comissão de Heteroidentificação)
Ivan Ignácio Pimentel (representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação)
Conselheiros e conselheiras do Consu:
Lucas Fernandes Lopes (discente)
Luiz Paulo da Silva Barbosa (discente)
Marina Paula da Cunha Oliveira (técnica administrativa)
Paulo Henrique Caetano (docente)

*Comissão ad hoc do Consu que estuda a modificação dos Regimentos Departamentais da UFSJ
Dimas José de Resende (docente, e preside)
Carine Klauberg Silva (docente)
Claudiney Nunes de Lima (docente)
Eduardo Miguel da Silva (docente)
Gustavo Henrique Almeida (técnico administrativo)
Liliam Midori Ide (docente)
Moacir de Souza Júnior (docente)
Velcimiro Inácio Maia (docente)

 

Link para matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8220.