Setembro 2020: Minha Biblioteca será a plataforma para o ensino remoto

Publicada em 16/05/2021

Setembro chega neste domingo, 16 de maio, relembrando as ações decorridas há exatos oito meses. A pandemia se desdobra por entre as rotinas da gestão, demandando plataformas virtuais para acervo bibliográfico, cartilhas de normatização para o trabalho remoto, assim como reuniões e mais reuniões mediadas, pois o trabalho não pode parar, tendo que fazer frente às respostas que se espera de uma instituição de ensino superior. Equipamentos de proteção individual, antes restritos a indústrias e laboratórios, passam a integrar o cotidiano de cada um. Mais auxílios e inclusões, exigidos também nas relações interpessoais.

 

Durante o período emergencial, as bibliotecas da UFSJ permanecerão fechadas. A alternativa, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), com base em análise da Divisão de Biblioteca (Dibib), será a oferta de acesso virtual ao catálogo da Minha Biblioteca, que tem mais de 12 mil títulos em seu acervo, divididos nas áreas de Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Medicina, Educação, Saúde e Sociais Aplicadas.

A plataforma tem como recurso: acesso simultâneo entre os usuários cadastrados, 24 horas por dia, sete dias por semana; textos integrais disponíveis a alunos e professores; compatibilidade com dispositivos móveis; busca dinâmica (ISBN, título ou autor); leitura em voz alta; realces e anotações que podem ser compartilhados; e marcadores de páginas.

Concluído o processo de compra da licença, a Dibib divulgará o procedimento para cadastro dos novos usuários da UFSJ.

 


Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8209.