Professora da UFSJ participa de podcast sobre democracia deliberativa

Publicada em 11/05/2021

A UFSJ marcou presença no podcast Elas com Elas, da BandNews FM, transmitido no dia 21 de abril. A professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac), Vânia Aparecida Rezende, participou do debate sobre o tema Democracia deliberativa e participação cidadã, trazendo conhecimentos e compartilhando experiências sobre o assunto. As discussões e as formas de ampliar a presença ativa dos cidadãos na construção da democracia brasileira apresentadas no programa podem ser conferidas neste link.

As contribuições da professora Vânia Rezende trouxeram o conceito de conselhos gestores, espaços concebidos para que a sociedade tenha a oportunidade de exercer uma participação mais efetiva no processo de formação de políticas públicas. “Os conselhos são espaços de construção coletiva que podem ser vistos como uma conquista da sociedade brasileira, nos quais o diálogo entre indivíduos deveria representar a essência da democracia deliberativa. Nesse sentido, é necessário consolidar esses espaços por meio de uma organização formal que contemple a existência de um elo institucional entre o poder público e os segmentos sociais representados.”

A pesquisadora pontuou ainda a importância de a população se apropriar desses espaços, enquanto ator social relevante de participação e de decisão política junto ao Estado. “É preciso redescobrir e, talvez, reconfigurar esses locais, de modo a avançarmos para uma consciência de que espaços formais precisam ser utilizados com vistas a concretizar uma participação de fato.”

Estiveram também presentes no programa a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Bárbara Mota Johas; a cofundadora do Coletivo Delibera Brasil, SIlva Cervellini; além de Gilmara Pereira dos Anjos e Andreia Maria de Lima, do grupo Reage SP, projeto do Delibera Brasil que busca reduzir desigualdades por meio do desenvolvimento de um sistema de governança compartilhada em diferentes regiões da capital paulista.

O programa
O podcast Elas com Elas é uma iniciativa da BandNews FM que reúne mulheres para debater sobre diversos temas. Entrevistas, conversas e histórias são trazidas pelas convidadas, que mostram a perspectiva de quem trabalha, pesquisa ou vivencia os assuntos propostos pelo programa. A pauta, a produção, o roteiro e a edição são realizados pela jornalista Gabriela Mayer. O programa é transmitido semanalmente, às quarta-feiras. Todos os episódios podem ser acessados aqui.

A professora Vânia Rezende destacou a importância do programa, que abre um espaço onde as mulheres podem ser ouvidas, fortalecendo a representatividade feminina. “A maior motivação que me fez participar do Elas com Elas está relacionada à relevância dada a todos os conteúdos abordados pelas participantes. O importante são as vivências, conhecimentos e maneiras de contribuir com o debate, independentemente da formação da pessoa. As entrevistas misturam experiências, reúne diversidades e aproximam a teoria e a prática relacionadas ao tema, permitindo que a mulher exerça seu lugar de fala.”