13ª Semana de Integração Tecnológica: confira a programação virtual

Publicada em 03/05/2021

Cadeia produtiva do leite, desafios e oportunidades. Este é o tema da 13ª Semana de Integração Tecnológica (13ª SIT), que será realizada entre os dias 3 e 7 de maio de 2021. A SIT é composta por diversas atividades que acontecem simultaneamente. Em função da pandemia da covid-19, neste ano, o evento será 100% on-line.

A Semana promove, há mais de uma década, o diálogo e a troca de experiências entre agricultores, consultores, assistentes técnicos de empresas públicas, pesquisadores, estudantes, professores e representantes de empresas privadas. Com resultados surpreendentes, o evento reuniu mais de três mil participantes em sua última edição, em 2019.

Nesta 13ª edição, os números mantêm a expressividade: 90% das vagas dos cursos foram preenchidas, e o site da Semana foi visualizado, até o momento, 60 mil vezes.

A UFSJ, instituição parceira do evento, ficou responsável pela oferta de quatro cursos, programados para os dias 5 e 6, quarta e quinta, como divulgado pelos próprios ministrantes no Instagram da Universidade. Confira a agenda:
Dia 5
8h às 12h - Produção de forrageiras com uso de bioinsumos: benefícios e aplicações, com Iran Borges (UFSJ/CSL), Christiane Paiva (Embrapa) e Artur Soares Pinto Júnior (Simbiose)
13h às 17h - Recuperação de pastagens abertas degradadas, com Janaina Azevedo Martuscello (UFSJ/Dezoo)
Dia 6
8h às 12h - Como aumentar a produção de leite melhorando as instalações para o gado, com Antônio José Steidle Neto
13h às 17h - Produção e plantio de mudas de cana-de-açúcar em mini-toletes, com Édio Luiz da Costa, João Paulo Rocha, Walfrido Machado Albernaz, João Paulo Rocha, Karina Toledo da Silva

Abertura
A cerimônia de abertura contou com a presença de dirigentes das instituições realizadoras, por meio de vídeos gravados e projetados entre as palestras. Transmitida pelo canal YouTube da Embrapa Milho e Sorgo, o tema da Semana foi debatido com o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, que falou sobre Indicadores técnicos e econômicos da pecuária leiteira em Minas Gerais, e com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, que discutiu as novas oportunidades de agregar valor ao leite.

Ao longo desta semana, além das duas dezenas de cursos, estão programados, na quinta e na sexta, seminários e dias de campo, transmitidos também pelos canais da Epamig e da KWS Sementes. O evento estará hospedado integralmente no canal da Embrapa.

Os principais parceiros na realização da 13ª Semana de Integração Tecnológica, ao lado da UFSJ Campus Sete Lagoas, são: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg/Senar/Inaes), Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e instituições privadas, como a KWS Sementes.

Acompanhe a Semana:
Site: http://www.sit2021.com.br/
Programação: http://www.sit2021.com.br/index.php?page=programacao
Inscrição: http://www.sit2021.com.br/index.php?page=cadastro
Contato: http://www.sit2021.com.br/index.php?page=contato
Entrevista exclusiva TV UFSJ: https://www.youtube.com/watch?v=Dw9e4Jz9gZk
Mais informações: sit@embrapa.br