Professor da Unicamp fala hoje nos Seminários Defim

Publicada em 03/05/2021 - Fonte: ASCOM

Nesta segunda, 3, a partir das 19h, com transmissão pela RNP, acontece a sexta palestra do Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística, Física e Matemática do Campus Alto Paraopeba (Defim-CAP). A nova onda das tecnologias quânticas é o tema do professor Marcelo Terra Cunha, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Marcelo Cunha é professor titular em Física-Matemática no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. Na mesma instituição, concluiu o bacharelado e o mestrado em Física. Em seguida, fez seu doutorado na mesma área na Universidade Federal de Minas Gerais. O tema central de sua pesquisa é a Teoria Quântica da Informação, com especial atenção aos Fundamentos Matemáticos da Teoria Quântica.

Na palestra, serão mostradas algumas “ficções que já são realidade”, como computadores quânticos de tamanho intermediário (e os planos de avanço), criptografia quântica usando satélites e medições super sensíveis, aliadas às expectativas para os próximos anos.

Apresentações anteriores
O Ciclo de Seminários do Defim teve início no começo de março. As conferências anteriores, proferidas por pesquisadores e profissionais de instituições acadêmicas e empresariais do país, podem ser revistas no canal que o Departamento mantém no YouTube.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom