Biblioteca Digital Mundial disponível para consulta em sete idiomas

Publicada em 26/04/2021 - Fonte: ASCOM

Já está disponível neste endereço, e reúne mapas, textos, fotos, gravações, filmes, ou seja, as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta, apresentadas em sete idiomas, embora os originais existam na língua original. O acesso é gratuito, sem necessidade de registro. Os critérios de busca incluem épocas históricas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição.

Entre as raridades da Biblioteca Digital Mundial encontram-se a Bíblia de Gutemberg; a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as constituições de numerosos países; o Hyakumanto darani, texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da História; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das Fábulas de La Fontaine; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil; pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C.

De acordo com Abdelaziz Abid, coordenador do projeto impulsionado pela Unesco e outras 32 instituições, a Biblioteca oferecerá documentos “com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Há documentos em mais de 50 idiomas”, destaca.