Equipe Milhas Gerais vence competição da Shell

Publicada em 19/04/2021 - Fonte: ASCOM

A Equipe Milhas Gerais foi a vencedora do Off Track de Simulação para Inovação na competição Shell Eco-Marathon Américas. Depois dessa etapa nacional, a equipe representará a UFSJ na etapa internacional do concurso.

Orientada pelos professores Antônio Sabariz e Tarsis Prado Barbosa, a Milhas Gerais é formada por 39 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Ciências Econômicas.

“O prêmio consistia em apresentar algumas simulações computacionais que trouxessem melhoria para nosso protótipo. Investimos na aerodinâmica, o que nos ajudou a otimizar o sistema de direção”, explica o “capitão” da Equipe, Gustavo Campos de Oliveira, estudante da Mecânica. O trabalho premiado consistiu num relatório, semelhante a um artigo, no qual deveriam ser explicadas as simulações propostas, com os resultados esperados.

A distância
Segundo Gustavo, por se tratar de uma competição totalmente virtual (em razão da pandemia de Covid-19), a dificuldade maior foi realizar todo o trabalho “a distância”. Na condição de ser quem planeja e responde pela equipe, o capitão comemora o resultado expressivo na competição, organizada pela multinacional de combustíveis Shell e a empresa Altair. “O prêmio representa um avanço para todos nós. Estamos conseguindo manter nosso nome entre as melhores equipes do Brasil.”

Muito trabalho, muito tempo dedicado a estudos e pesquisas, e ainda a organização interna são, para Gustavo, os fatores que garantiram o primeiro lugar para a UFSJ.

Na foto que ilustra essa matéria, a Milhas Gerais na última Eco-Marathon realizada presencialmente, em 2019, quando o Pokébola foi o segundo melhor projeto em Economia Circular.