Edital Catalisa: mais cinco projetos aprovados em Divinópolis

Publicada em 19/04/2021

Entre as mil equipes selecionadas para a primeira etapa do Edital Catalisa ICT de Pesquisas com Potencial de Inovação do Sebrae, estão, além das já anunciadas aqui, outras oito ligadas à UFSJ, nos informa o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), professor Paulo Granjeiro. São propostas desenvolvidas no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e no Campus Alto Paraopeba (CAP), que elevam para 10 o total de projetos da Universidade contemplados pelo edital do Sebrae, de âmbito nacional.

No CCO, as cinco propostas vencedoras vêm sendo desenvolvidas no Laboratório de Processos Biotecnológicos e Purificação de Macromoléculas, no qual trabalham os professores Paulo Granjeiro, Daniel Bonoto Gonçalves, José Antônio da Silva, e o técnico de laboratório Adriano Guimarães Parreira.

Essa conquista, para o coordenador do Netec, é resultado de um esforço para a mudança de mindset que vem sendo implementada nesse campo de pesquisa, que passa a propor soluções a partir de problemas concretos dos clientes, por meio do “design thinking”, tendo como pilares a empatia, a colaboração e a prova de conceito (prototipagem). “Desse modo, a cultura empreendedora e de inovação é fortemente estimulada desde a iniciação científica, e chega até aos alunos de doutorado, com forte impacto na formação de futuros pesquisadores”, analisa.

As cinco propostas
A ProbioFull é uma spin-off acadêmica que tem como objetivo prospectar cepas probióticas da biodiversidade brasileira, produzi-las em escala industrial de forma ecologicamente sustentável e avaliar a sua aplicação em diversos setores industriais, como saúde humana/animal, indústria de cosméticos e indústria farmacêutica. Participa também de dois programas de aceleração, tem três patentes depositadas, e foi premiada recentemente no Fiemg Lab Acelera, o que garante impulso contínuo para trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, como as elaboradas pelas doutorandas Heloísa Carneiro Colares, Tuânia Natacha Lopes Silva, do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), e Luísa Ferreira da Cruz, da pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).

O TrataBio, inserido também no Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (Movap), é um produto biotecnológico composto por microrganismos probióticos e produtores de biossurfactantes, capaz de promover o melhoramento da qualidade da água dos tanques de piscicultura, além de aumentar a taxa de sobrevivência e crescimento de peixes.

Com duas patentes depositadas, e premiada em três diferentes competições - BiomakerBattle Divinópolis (2018), Empreenda em Ação! (2018 e 2019), UFSJ Demoday (2020) - a InnSumo desenvolve um produto natural, tensoativo, emulsificante, espumante, biodegradável e atóxico, a partir de microrganismos com o mesmo potencial de eficiência dos compostos sintéticos sem, contudo, as agressões secundárias ao meio ambiente provocadas por eles. Esse time, do qual fazem parte a mestranda Maria Auxiliadora de Oliveira (PMBqBM) e o doutorando Diego Livio (PPGBiotec), tem experiência com programas de pré-aceleração e incubação, como o Agita Divinópolis e o Movap.

A equipe da Arabutã trabalha num agente biocida para revestimento de superfícies hospitalares para evitar o crescimento microbiano, tornando o ambiente hospitalar mais seguro contra infecções hospitalares. Participa do Movap e do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte e Fundação Biominas, tendo obtido o 1º lugar no II GRITE Demoday e no Empreenda em Ação! Os professores Paulo Granjeiro e Marcelo Speziali (Ufop), ao lado do empreendedor Murilo Amaral (Fontaine Ventures), orientam os pós-graduandos Vinícius Tarabal e Carlos Costa (PMBqBM).

Por fim, a startup Sôbet (2017), pesquisa uma sobremesa gelada, saudável e nutritiva, conhecida como sorbet, o único no Brasil que contém probióticos em sua formulação, com adição de açúcar tolerável para diabéticos e sem adição de gorduras e leite. Não por outro motivo, carrega prêmios no Empreenda em Ação!, no I GRITE Demoday, além de ter feito parte do primeiro reality show de startups do Brasil, contar com o depósito de duas patentes, e ter o mestrando Pablo Felipe Rodrigues Gonçalves (PPGBiotec) como membro da equipe.

Capital intelectual
Heloísa Colares, da ProbioFull, vê mais essa oportunidade oferecida pelo Sebrae como meio para agregar capital intelectual à spin-off à qual está integrada. O contato com profissionais experientes e renomados certamente irá aperfeiçoar as habilidades do grupo, fomentando novas conexões, com potencial para criar riquezas por meio de pesquisas na pós-graduação. “Acredito que programas como o Catalisa têm grande potencial para incentivar os estudantes da pós-graduação a desenvolverem produtos ou processos inovadores, de grande importância para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do nosso país”, declara.

Para o professor Daniel Bonoto, o edital Catalisa ICT traz excelentes possibilidades de geração de valor para a sociedade brasileira. “As tecnologias desenvolvidas em nosso laboratório podem ser utilizadas no sentido de resolver demandas da sociedade, a partir de processos e produtos tecnológicos de qualidade e de custo mais acessível.”