Filosofia reflete sobre a condição da mulher no mundo acadêmico

Publicada em 15/04/2021

O Grupo de Pesquisa e Extensão Hipátia, do curso de Filosofia da UFSJ, realiza, nesta quinta, 15, o evento nacional Ser-mulher no mundo acadêmico: entraves e potencialidades, com transmissão pelo canal do Grupo no Youtube, no qual as palestras ficarão gravadas. As inscrições serão recebidas até o início das atividades, a partir das 15h.

A iniciativa marca a abertura a novas participantes, e busca enfatizar o caráter interdisciplinar e interinstitucional de sua proposta. As temáticas abordadas pelas convidadas serão: Ser-mulher no mundo acadêmico; Mulheres na Filosofia e Maternidade e carreira acadêmica. Ontem, o II Seminário Interno do Grupo Hipátia: apresentação de pesquisas e perspectivas de estudo, restrita às participantes, promoveu debates teóricos acerca da inserção de estudantes mulheres na pesquisa acadêmica no campo da Filosofia.

O Hipátia
O Grupo de Pesquisa e Extensão Hipátia é projeto do PET Filosofia, em parceria com o Laboratório Ártemis, ambos pertencentes ao Departamento das Filosofias e Métodos da UFSJ (Dfime). Nascido no final de 2019, é coordenado pela professora Glória Maria Ferreira Ribeiro, acolhendo o debate atual sobre questões da desigualdade de gênero na Filosofia, realidade observada nas grades curriculares, nos cursos de pós-graduação e no cânone filosófico.

De acordo com a “hipatiana” Olívia Drumond, mal nascido grupo, já no ano seguinte tiveram que se reinventar, a fim de se adequarem às normas do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus. A estratégia foi investir em redes sociais, com a criação da página no Facebook e a parceria com o Instagram do PET Filosofia, endereços nos quais podem ser lidas as produções textuais Mulheres que inspiram e Apresentando filósofas. “Nossa ideia é dar visibilidade às mulheres e seus feitos e trajetórias, sejam elas filósofas ou estudiosas de outras artes e contextos”, destaca Olívia.

No Hipátia, a maioria das novas participantes são da Filosofia, mas o grupo reúne graduandas de Letras, Teatro e uma pós-graduanda em Relações Internacionais, que vêm da UFSJ, Unifesp, UFBA, UFG, UFPR, Universidade do Centro-Oeste e Pós San Tiago Dantas (Programa Interinstitucional Unesp/Unicamp/PUC-SP). Esse poder de atração tende a crescer, devido à formação plural que o Hipátia oferece e que, nas palavras de Olívia, “nos instiga e mobiliza essa construção coletiva de um espaço de trocas e fortalecimento das mulheres na carreira acadêmica, uma história ainda sendo escrita a muitas mãos!”

Saiba quem foi a mulher que nomeia esse grupo de pesquisa clicando aqui.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom