CPA conclui relatório e ciclo trienal de avaliação

Publicada em 14/04/2021 - Fonte: ASCOM

Cumprindo seu cronograma para elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional, a Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) concluiu o Relatório 2020, o qual completa o ciclo avaliativo trienal iniciado em 2018.

Em 318 páginas, o relatório da CPA busca trazer “um retrato da realidade institucional”, tendo como referência cinco eixos propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura.

O documento foi concretizado a partir de avaliações sobre as diversas dimensões da UFSJ, feitas junto a todos os segmentos da comunidade acadêmica, em diálogo com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A versão completa, disponibilizada no último dia 30, contém os principais dados atualizados da Universidade, os comparativos dos resultados das últimas avaliações, além dos resultados da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020.

A análise dos resultados permitiu a identificação de pontos fortes e de questões que necessitam maior atenção da gestão e de toda comunidade da UFSJ. De acordo com o presidente da CPA, professor Carlos Alberto da Silva Júnior (Dmate), excepcionalmente, no Relatório 2020, foram inseridos os resultados das pesquisas de abertura e encerramento do 1º Período Remoto Emergencial, com vistas a ressaltar questões específicas sobre o contexto atípico causado pela pandemia da Covid-19. Também por causa desse cenário, a CPA preferiu não demonstrar comparativos em relação a 2020. Assim, os dados apresentados relacionam somente os anos de 2018 e 2019.

Buscando construir uma apresentação acessível dos conteúdos, os eixos citados acima foram subdivididos em temas específicos, todos com tabelas e análises dos resultados da Pesquisa 2020. Ao final de cada um deles, são elencadas breves considerações, destacando as avaliações positivas, bem como as que requerem avanços. O relatório traz uma novidade na divulgação: um inédito QR Code, pelo qual os usuários podem acessar a pesquisa via smartphone.

Para o professor Carlos Alberto, o relatório é “um dos principais documentos da UFSJ”, ao lado do PDI. A CPA é responsável pelo processo de autoavaliação, desde a elaboração dos questionários, até a divulgação do relatório. O professor destaca, porém, que “a participação de toda a comunidade acadêmica é de fundamental importância para a elaboração de um panorama real, no qual seja possível identificar as ações corretas e, na mesma medida, os pontos que traduzem os desafios para a gestão.”

Ao apresentar esse relatório que fecha o ciclo trianual, o presidente da CPA informa que a necessidade de se ampliar as ações e otimizar as estratégias de divulgação de todos os setores da UFSJ é uma das diretrizes apontadas pelo documento. “Também foram levantadas questões acerca da relação da UFSJ com o setor privado e a revisão do número de servidores técnico-administrativos para atender à Universidade em todas as demandas.” Sobretudo nesse período, “um dos principais destaques positivos foi a atuação da UFSJ durante a pandemia, nas áreas de sua abrangência.”

Reestruturação
A CPA passa por um processo de reestruturação. Em março, o Conselho Universitário aprovou a Resolução 004/2021, que reorganiza a Comissão e aprova seu regimento interno. Assim, a Comissão Própria de Avaliação passa a ser composta via processos eleitorais, com vagas específicas, de cunho técnico, tais como: comunicação institucional, análise de dados e análise estratégica.

Na nova composição da CPA, também fica assegurada a representatividade de todos os campi da UFSJ, por meio da instituição de subcomissões em cada um deles. A Resolução também dá novas atribuições à CPA, incluindo a avaliação dos docentes, dos cursos de graduação e de pós-graduação. “A partir do entendimento da concepção diagnóstica dos processos avaliativos da UFSJ, a CPA procura contribuir para a construção de uma Instituição cada vez melhor, para o que a participação de todas e todos é fundamental”, defende Carlos Alberto.

Saiba mais
Todas as informações sobre a CPA, incluindo legislação, propostas e relatórios de autoavaliação podem ser encontradas no endereço https://ufsj.edu.br/cpa-ufsj/.