Calendário acadêmico define datas importantes para os semestres de 2021

Publicada em 09/04/2021 - Fonte: ASCOM

Junto com a resolução que organiza o ensino remoto na UFSJ neste ano de 2021, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou também o calendário acadêmico para os dois próximos semestres letivos (2021/1 e 2021/2) dos cursos de graduação e de pós-graduação.

O calendário estipula 14 semanas para cada semestre letivo: de 17 de maio a 20 de agosto, e de 13 de setembro a 17 de dezembro. Traz também a descrição das datas destacadas no ano. Assim, estão discriminados os dias úteis, feriados e recessos, bem como as indicações destinadas a coordenadores e a técnicos das coordenadorias de curso e da área de controle acadêmico, como datas de encaminhamento das disciplinas, períodos de matrícula e transferências de alunos de outras instituições de Ensino Superior para a UFSJ.

Algumas datas requerem atenção dos estudantes, como a primeira etapa da inscrição periódica para o primeiro semestre, que ocorre brevemente, de 28 de abril a 3 de maio. Os pedidos para colação de grau coletiva, marcada para julho, devem ser protocolados na Dicon até a próxima sexta, 16.

Eventos, feriados e recessos
O calendário acadêmico de 2021 detalha, ainda, a data dos grandes eventos institucionais, como o Inverno Cultural, o mais importante projeto de extensão da UFSJ, que ocorrerá de 21 a 29 de agosto, oferecendo opções artísticas virtuais em tempos de pandemia, e o Congresso de Produção Científica da UFSJ, a maior mostra do que é produzido em termos de ensino, pesquisa e extensão pelos pesquisadores da Universidade. Esse evento está programado para a semana de 8 a 12 de novembro, a cargo das pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proen), Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin).

Os feriados cívicos e religiosos merecem atenção, pois alguns são específicos para as cidades onde a UFSJ possui campus: São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. No primeiro semestre, estão previstos os feriados de 21 de abril (Tiradentes e aniversário da Universidade) e de 3 de junho (Corpus Christi). Dia 1º de junho é feriado em Divinópolis, aniversário do município. Em Ouro Branco e Sete Lagoas, no dia 13, é comemorado Santo Antônio, padroeiro dessas cidades.

No dia seguinte, 14, a sede homenageia Santa Nhá Chica, a são-joanense que viveu no século XIX e foi canonizada pela Igreja Católica. Os recessos no primeiro semestre letivo ocorrem nos dias 2 de junho (somente em Divinópolis), 4 e 5, em todos os campi.

No segundo semestre, o calendário marca os feriados de 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Padroeira do Brasil), 1º de novembro (data em que a UFSJ vai comemorar o Dia do Funcionário Público), 2 (Finados) e 15 (Proclamação da República). As colações de grau coletivas estão agendadas para o período de 23 a 26 de novembro. A data de 8 de dezembro, Nossa Senhora da Conceição, será feriado municipal em São João del-Rei e religioso em Sete Lagoas e Divinópolis. Dia 12, Ouro Branco celebra a emancipação.

Calendário da graduação: aqui.
Calendário da pós-graduação: aqui.