Palestra sobre métodos de ensino nesta segunda

Publicada em 29/03/2021

Nesta segunda, 29, às 18h, por iniciativa da professora Angelita Cristine de Melo, do curso de Farmácia do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, a UFSJ oferece à comunidade acadêmica a palestra Construindo Círculos da Paz como estratégia de melhoria do ambiente de ensino e de trabalho, ministrada por Fanny Ferreira Melo, com transmissão pelo Google Meet. A palestrante é servidora do Ministério Público de Minas Gerais, e colabora com o Grupo de Apoio à Adoção de Araxá.

Os Círculos de Construção de Paz transcendem a representação geométrica. São uma forma de estabelecer conexão profunda entre as pessoas, de explorar as diferenças no lugar de exterminá-las, abrindo espaços de fala para todos, sem interrupção. Ainda segundo a professora Angelita, os Círculos foram inspirados nos rituais de aborígenes e em culturas ancestrais, acrescidos dos princípios e práticas contemporâneas inseridos nos métodos de transformação dos conflitos, nas práticas restaurativas, na comunicação não violenta, na escuta qualificada e na construção de consenso para o alcance de soluções que atendam às necessidades individuais e, ao mesmo tempo, às do grupo.

Os Processos Circulares se constituem num “universo de possibilidades para a construção de paz em nossos espaços de convivência”, e podem ser aplicados como Círculos de Conversa, Celebração, Resolução de Conflitos, Integração de Equipes, Reintegração, Apoio, Planejamento, Avaliação, Aprendizagem Compartilhada. São capazes de reestabelecer a confiança mútua, ideal e desafio para o sucesso das relações humanas.