Definido calendário da pós-graduação em 2021

Publicada em 22/03/2021

Reunido no último dia 10, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (Conep) aprovou modificações na Resolução 009/2020 e implantou nova regulamentação de atividades remotas emergenciais para a pós-graduação na Universidade, no que se refere às atividades acadêmicas de ensino e pesquisa.

Com a aprovação, os dois semestres emergenciais – um já cursado e outro em andamento – se tornaram equivalentes aos semestres letivos de 2020. A resolução prevê mais dois semestres de 14 semanas no modo remoto. Assim, ficou definido que o primeiro semestre da pós-graduação em 2021 começa em 17 de maio e termina em 20 de agosto. Já o segundo está previsto para ocorrer de 13 de setembro a 17 de dezembro.

De acordo com o relator no Conep, professor Marco Schiavon (Dcnat), as alterações foram necessárias, pois a Resolução 009 previa apenas dois semestres remotos emergenciais. “A continuidade do ensino remoto precisava ser novamente regulamentada para o prosseguimento das atividades da pós-graduação, enquanto as condições sanitárias exigirem distanciamento social”, explica Schiavon.

Ele destaca que a pós-graduação tem uma dinâmica distinta da graduação, em relação à integralização de créditos, uma vez que o “trabalho maior” é baseado em projetos de pesquisa que devem ser desenvolvidos para que dissertações e teses sejam escritas e defendidas. “Nesse sentido, as atividades de pesquisa experimental, nos laboratórios da UFSJ, precisam de certo modo ser atendidas e, assim, o artigo 28 da nova resolução as regulamenta, melhorando o entendimento do mesmo capítulo em relação à resolução anterior, como por exemplo, a interrupção de qualquer atividade em função do agravamento das condições sanitárias e epidemiológicas relacionadas à pandemia”, destaca o relator.

Outro aspecto importante para Schiavon é que foi autorizada a realização de exames ou provas presenciais nos casos exigidos por programas de pós-graduação em rede nacional ou estadual. Em todos esses casos, os protocolos de biossegurança e as instruções da instituição devem ser rigorosamente seguidos.

Biossegurança
Pela Resolução 002/2021, que incluiu a iniciação científica como ação de pesquisa, as atividades remotas poderão acontecer de forma síncrona, ou seja, com a presença de docentes e alunos em tempo real, ou assíncrona, sem a presença do docente “ao vivo”.

A Resolução indica algumas novas ações para os colegiados das pós, bem como aos coordenadores de laboratórios, chefes de departamentos e diretores de centro. Estes ficam responsáveis por validar e acompanhar a disponibilização dos equipamentos de segurança individual recomendados para a prevenção da Covid-19, que são máscaras e produtos de desinfecção. Os EPIs deverão ser oferecidos pela UFSJ. O uso dos laboratórios para atividades de pesquisa de iniciação científica e pós-graduação deverá obedecer aos protocolos de biossegurança e às normas institucionais.

O controle de fluxo será responsabilidade de cada coordenador de laboratório, que deverá afixar na entrada do mesmo, mapa de dimensionamento e controlar a capacidade máxima de lotação do local, conforme indicação do Comitê de Biossegurança de cada campus.

Prope
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Luiz Baldoni (Prope), as alterações atendem às demandas dos pesquisadores e dos cursos de pós-graduação. “Com a experiência acumulada ao longo da pandemia, foi possível identificar as lacunas e as necessidades de mudanças, mantendo os cuidados necessários para a prevenção da Covid-19”, afirma.

Baldoni salienta algumas vantagens da nova resolução: atende às demandas dos programas que funcionam em rede nacional ou estadual, contempla pesquisas em campo (fora dos laboratórios da UFSJ), inclui a necessidade dos laboratórios explicitarem o dimensionamento e a capacidade do local e descreve, de forma sistematizada, o fluxo de solicitação para uso dos laboratórios em pesquisas de iniciação científica e pós, as quais não podem ser realizadas de forma remota.

A proposta de alterações foi encaminhada ao Conep pela Prope, sendo construída de forma coletiva. “Para a formulação da nova proposta de resolução, considerou-se todas as demandas recebidas pela Pró-Reitoria ao longo da pandemia, e as sugestões, considerações e particularidades dos programas de pós-graduação da UFSJ”, afirma o pró-reitor, que coordenou um processo sistemático de acolhimento de propostas e discussão das alterações com os coordenadores dos programas.