Pesquisadoras da UFSJ palestram em festival nacional

Publicada em 16/03/2021 - Fonte: ASCOM

A fotógrafa Thais Andressa Silva e a professora do curso de Comunicação Social da UFSJ, Kátia Lombardi, participam, nesta terça, 16, da 7ª edição do Festival Pequeno Encontro Fotográfico. As pesquisadoras apresentam o artigo Fotógrafas nas linhas de frente: reflexões sobre o gênero na fotografia de guerra.

O trabalho investiga a atuação das mulheres na documentação de guerras ao longo dos séculos XIX ao XXI, tendo como foco a análise da vida e obra de três fotógrafas que atuaram em conflitos distintos: Lee Miller (1907-1977), Gerda Taro (1910-1937) e Alexandra Boulat (1962-2007). “Por meio da análise e reflexão sobre as imagens produzidas por elas, procuramos identificar características do olhar feminino, nos elementos formais e expressivos das fotografias realizadas por essas fotojornalistas”, escrevem as pesquisadoras.

O Festival vai até o dia 19 de março, com transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook. A programação conta com debates ao vivo, exposições e oficinas, e pode ser revista a qualquer momento nos canais oficiais do evento.

Na foto que ilustra essa matéria, vemos Gerda Taro fotografada por Fred Stein.

 

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom