Nova pós em cuidados paliativos vai oferecer 30 vagas

Publicada em 09/03/2021

Começará a ser oferecida, entre julho e agosto deste ano, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (MG), a nova pós-graduação lato sensu da UFSJ: a Especialização em Cuidados Paliativos. O curso será coordenado pelo professor e enfermeiro Alexandre Ernesto Silva, que prevê a publicação do edital de seleção entre abril e maio. Serão disponibilizadas 30 vagas.

O curso, da área de Ciências da Saúde, é multiprofissional, ou seja, destinado a profissionais graduados naquela ou em áreas afins. A especialização terá duração de 18 meses, com aulas presenciais em um final de semana a cada mês. “Apresentaremos o conteúdo teórico, sem atividades práticas. Eventualmente estão previstas visitas técnicas a instituições de saúde e assistência social da região”, explica o coordenador.

Cuidados paliativos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o termo “cuidados paliativos” define um cuidado ativo e total aos pacientes cuja doença ou condição ameaça a continuidade da vida. Tem foco no tratamento da dor e de outros sintomas, e no cuidado dos problemas de ordem psicológica, social e espiritual. O objetivo é oferecer a melhor qualidade de vida possível a pacientes e seus familiares. Os princípios que regem esse tipo de cuidado em saúde podem ser resumidos em cuidar integralmente da pessoa - levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais -, assistir à família do paciente, e promover sua autonomia e dignidade.

Apesar da demanda cada vez maior desta modalidade de cuidado no país inteiro, Minas Gerais e o restante dos estados não oferecem de forma suficiente cursos de Especialização em Cuidados Paliativos, fatos que, segundo o professor Alexandre Silva, justificam a criação do curso.

A implantação desta especialização foi aprovada, no mês passado, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ.