UFSJ lança campanha de homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Publicada em 08/03/2021

Hoje é, sem dúvidas, um Dia Internacional da Mulher bem incomum. Instituído em 8 de março de 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), surge após manifestação pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, representando a luta das mulheres em prol da igualdade social, política, econômica e contra a violência. Em 2021, o cenário da pandemia de Covid-19 traz a essa luta dificuldades ainda maiores.

Diante de um quadro de desemprego crescente, escolas paradas e relativo isolamento social (insuficiente para conter a pandemia, mas suficiente para agravar a saúde mental de muitas pessoas), as conquistas das mulheres parecem ameaçadas. Perderam mais empregos. As que são mães, tiveram que lidar com jornadas triplas de trabalho. Entre emprego e demandas da casa, ainda se tornaram educadoras, diante do fechamento das escolas.

Estão mais afetadas pela ansiedade e depressão. E continuam sendo vítimas da violência doméstica, que aumenta expressivamente a cada dia, num país já tradicionalmente violento nas questões de gênero.

Se por um lado a crise que vivemos ameaça as conquistas das mulheres, por outro é inegável que elas mesmas apresentam diversas soluções para esse momento crítico. Aqui mesmo, na UFSJ, já homenageamos, em outras ocasiões, mulheres que fazem Ciência, que atuam na Educação, na Extensão e nas comunidades em nosso entorno. Mulheres que fazem diferença para o nosso mundo.

A Universidade Federal de São João del-Rei entende que os meios de comunicação são fundamentais para garantirmos a dignidade, os direitos, a cada mulher. Neste momento em que as lutas nas ruas estão limitadas pela inadiável luta contra a pandemia e suas mazelas, a UFSJ convidou mulheres da própria Universidade e de outras instituições a compartilharem dicas e análises sobre arte, livros, filmes, séries e games que levantam questões sobre as lutas feministas, que contam histórias que servem de inspiração para todas as mulheres do mundo.

Cada contribuição busca mostrar parte do embaralhado de afetos, aflições, batalhas, ações, vivências e emoções vividas todos os dias e que compõem a realidade e os corações de todas mulheres. Que nossa Universidade seja para você, mulher, esse amplo campo de prática, pois, como escreve o reitor Marcelo Andrade, “apesar de estarmos no século XXI, ainda são muitas as injustiças que afetam as mulheres pelo mundo, em especial no nosso país. No dia de intensificação da luta, precisamos da unificação dos esforços de todos em prol da construção de uma sociedade baseada na igualdade de gênero.”

Acompanhe o site e as redes sociais da UFSJ (Facebook, Instagram, Twitter), nas quais publicaremos, ao longo do mês de março, memórias de como a Arte nos fortaleceu para batalharmos por nosso espaço de liberdade, voz e representatividade.