E-book reúne produção acadêmica da Engenharia de Alimentos

Publicada em 02/03/2021

O primeiro volume do e-book Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos, lançado em fevereiro, reúne diversos trabalhos desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ (Deali) e também contribuições de alunos e professores do mesmo curso da Universidade Federal de Uberlândia.

De acordo com o professor do Deali e organizador do livro, Christiano Vieira Pires, o objetivo é estimular e divulgar a produção acadêmica de docentes, discentes e técnicos administrativos do curso, sejam monografias, projetos e programas de Extensão ou projetos de Iniciação Científica. “Com certeza, essa publicação servirá de estímulo para que muitos estudantes procurem seus orientadores e busquem realizar pesquisas de qualidade, o que poderá contribuir em muito para a sociedade e para o setor alimentício”, avalia.

No livro, ressalta-se, os alimentos, até chegarem à mesa do consumidor, passam por uma série de etapas, como produção, beneficiamento, processamento, armazenamento adequado, estocagem e distribuição. “Em cada uma dessas etapas, são requeridos cuidados especiais, tanto com a matéria-prima, quanto com o produto pronto para consumo, tais como monitoramento de diversos parâmetros físico-químicos, microbiológicos, sensoriais, reológicos, dentre outros”, comenta o autor.

Christiano destaca que a produção acadêmica do Deali tem “um impacto muito grande para a sociedade”, com estudos nas mais diferentes áreas da Engenharia de Alimentos. “Isso pode ser observado pelo perfil dos alunos egressos. Há ex-alunos em empresas das mais variadas áreas de atuação, em empresas de consultoria e também em instituições de ensino, realizando cursos de mestrado e doutorado.”

Além disso, há trabalhos sendo desenvolvidos em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, também sediada em Sete Lagoas. Novas edições do e-book estão previstas.