Campanha da UFSJ debate o funcionamento das vacinas contra a Covid-19

Publicada em 01/03/2021

Como parte da campanha UFSJ em defesa da vacina, lançada semana passada, a Universidade Federal de São João del-Rei publica, hoje, um novo vídeo. O tema do dia é Como funcionam as vacinas? E as vacinas contra Covid-19?

Quem fala a respeito é a professora de Imunologia e Virologia da UFSJ, Eliana Rocha. A pesquisadora é enfática ao dizer que “vacinas que usam a tecnologia do vírus inativado, como a Coronavac, induzem à proteção sem que haja o menor risco do indivíduo adquirir infecção.” Já aquelas que utilizam RNA ou DNA não oferecem “a menor possibilidade de dano ao nosso genoma, alteração ou mutação.” A professora acrescenta, ainda, que a vacina da Astrazeneca contra Covid-19, utilizada no país, assim como a Coronavac, é extremamente segura e eficaz.

A campanha UFSJ em defesa da vacina é organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, e tem como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.

Assista! Compartilhe! Quando puder, vacine-se!

Link para o vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PlFKCksvau0. Acompanhe também a campanha no Facebook, Instagram e Twitter.

Eliana Maria Maurício da Rocha possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Parasitologia e doutorado em Parasitologia também pela UFMG. Atualmente é professora da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência e trabalhos publicados na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: malária e aspectos da epidemiologia da filariose linfática.