Informações sobre serviços de saúde é tema de cartilha

Publicada em 25/02/2021 - Fonte: ASCOM

Docentes e discentes do projeto de extensão PET-Saúde Interprofissionalidade - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física da UFSJ, produziram cartilha educativa e fôlder que trazem informações e orientações sobre o SUS e seus recursos assistenciais disponíveis à população.

A Cartilha de serviços de saúde de São João del-Rei e o Catálogo de serviços de saúde de SJDR são produções conjuntas com os trabalhadores do SUS que fazem parte do PET-Saúde desde 2018, executada em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde da cidade. O mapeamento, sistematização e publicação da rede de saúde da cidade são formas de ampliar a informação, facilitar o acesso, qualificar a assistência local e, assim, fortalecer o Sistema Único de Saúde.

Os estudantes desenvolveram juntos este trabalho, aprendendo com outras profissões sobre redes de saúde na integração entre universidade pública e serviços de saúde municipais. Além disso, as produções técnicas foram produzidas pelo Grupo de Trabalho Redes e Matriciamento (REMA) do PET-Saúde, sob coordenação das professoras Tatiana Miranda (Demed), Isabela Queiroz (Dpsic) e Cássia Batista (Dpsic).

Para acessar Cartilha e Catálogo, clique aqui.

Sobre o PET-Saúde
O PET-Saúde Interprofissionalidade - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde começou suas atividades em novembro de 2018, com a participação dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física da UFSJ.

O projeto é um dos 19 grupos parceiros do Observatório de Saúde Coletiva, iniciativa de professores e alunos da UFSJ, organizada a partir da segunda semana de março de 2020, momento em que as ações de enfrentamento à Covid-19 passam a atingir as atividades da Universidade e a população local.

Essa união busca desenvolver ações conjuntas em diversas frentes, desde aquelas voltadas para a propagação de informações confiáveis, tanto para a comunidade quanto para profissionais de saúde, até as questões ligadas ao campo sanitário, assistencial e epidemiológico.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom