Participe da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020

Publicada em 24/02/2021

A Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020 está no ar para que a comunidade acadêmica possa opinar sobre a Universidade. O levantamento é realizado, anualmente, pela Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) que convida técnicos administrativos, docentes e discentes para contribuírem. Os participantes têm até o dia 7 de março para responderem ao questionário disponível neste link.

A comunidade poderá avaliar as Políticas Acadêmicas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Infraestrutura Física; Missão e PDI; Responsabilidade Social; Planejamento e Avaliação Institucional, temas baseados nos eixos propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com o presidente da CPA, professor Carlos Alberto da Silva, a participação da comunidade acadêmica é fundamental para que se possa identificar as melhorias necessárias dentro da Universidade. “A pesquisa de autoavaliação é o momento daqueles que compõem a UFSJ mostrarem sua voz e de expressarem a visão que têm sobre a instituição. Ao responder ao questionário, servidores e estudantes contribuem para que sejam identificados pontos com necessidades de avanços e outros em que um patamar satisfatório foi alcançado”, explica.

A CPA realiza a pesquisa de forma independente e isenta, resguardando o sigilo de todas as informações dos participantes. A divulgação dos resultados é feita de maneira consolidada por meio do Relatório de Autoavaliação Institucional e nos Seminários de Autoavaliação Institucional de 2021.

Questionário 2020
Para disponibilizar os formulários da pesquisa 2020, foi realizada uma revisão criteriosa das questões, com o intuito de contemplar a realidade vivida no ano avaliado. As particularidades impostas pela pandemia foram consideradas, para que os respondentes pudessem mostrar como foi a experiência nesse período.

Como exemplo das alterações, a avaliação da infraestrutura da UFSJ será direcionada aos docentes e aos técnicos administrativos. Os estudantes não terão questões sobre esse quesito, uma vez que não houve utilização dos espaços dos campi no ano passado.

Acesso facilitado
O levantamento 2020 traz como facilidade a utilização de um QRcode para acesso ao formulário. Para ser direcionado à página da pesquisa, basta aproximar o celular da imagem encontrada nos banners de divulgação. O código leva ao Portal Didático, onde o participante deve realizar o login e seguir o passo a passo.

Pesquisa Nacional
O levantamento da UFSJ integra as ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que visa assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema identifica o perfil e o significado da atuação das instituições, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.

Os resultados objetivam aprimorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação. Também buscam melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.