UFSJ recebe Frei David nesta quarta, 24

Publicada em 23/02/2021 - Fonte: ASCOM

Frei David Raimundo dos Santos é o convidado da UFSJ nesta quarta, 24, para evento que vai reunir profissionais da instituição em torno do debate sobre história e cultura afrobrasileira no Ensino Superior. A partir das 19h, nos canais da TV UFSJ no YouTube e no Facebook, estarão à mesa com Frei David a professora Ingrid Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais (Decis), o técnico administrativo Vitor Domingos, presidente da Comissão de Heteroidentificação e, como mediador, o professor José Luiz de Oliveira, do Departamento de Filosofia e Métodos (Dfime).

A Lei 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº 9.394/1996), estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática em discussão na UFSJ. Frei David, como coordenador da ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) vem sendo um incansável defensor da aplicabilidade dessa Lei. O objetivo da Educafro é reunir “pessoas voluntárias, solidárias e beneficiárias desta causa, que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidade particular com bolsa de estudos, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.”

Na outra ponta, a da formação docente, desponta o trabalho da professora Ingrid Oliveira, cuja experiência abrange pesquisas que vão das missões religiosas na África à autonomia e resistência dos povos africanos, passando pela produção escrita sobre o continente africano, sem descuidar das representações étnico-raciais no Brasil em materiais didáticos, literários, oficiais e midiáticos.

Vitor Domingos dos Santos, por sua vez, atua diretamente na aplicabilidade das leis de inclusão e acesso ao Ensino Superior. À frente da Comissão de Heteroidentificação da UFSJ, vem conduzindo o debate acerca da ampliação das atividades para estruturação e formação de uma unidade suporte das políticas afirmativas na instituição, estabelecendo um espaço permanente para uma UFSJ cada vez mais diversa e democrática.

Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, do mestrado ao pós-doutoramento, o mediador dessa live, professor José Luiz de Oliveira, tem em sua biografia um encontro com Frei David que certamente influenciou sua futura área de atuação docente. Mas essa história será contada ao vivo amanhã… Estejam presentes!